Tecnologia
TikTok consegue visualizar dados registrados em outros aplicativos
Essa seria uma falha de dispositivos iPhone, e pesquisadores culpam a Apple por não garantir a segurança de seus usuários.
Especialistas da área de segurança temem pela privacidade dos usuários do TikTok. Isso porque foi descoberto que o aplicativo tem um recurso interno que permite a visualização das atividades do usuário, mesmo em outros apps que não sejam a plataforma de vídeos.
De acordo com especialistas, a rede social, que tem milhões de usuários e está muito em alta nos últimos tempos, consegue vigiar dados como senhas e informações de cartões de crédito em iPhones. O recurso estaria disponível apenas em dispositivos da Apple, e com ele, a plataforma conseguiria vigiar tudo que o usuário fazia em seu celular, acessando dados sigilosos e sensíveis dos mesmos.
O responsável por descobrir esta informação foi Felix Krause, que é pesquisador em cibernética, e o vazamento disso acabou prejudicando a Apple, já que é um problema exclusivo de aparelhos da empresa.
Krause afirma que a Apple tem que ser responsabilizada por este problema, já que evidentemente é uma falha de segurança de seus dispositivos. Isso porque os aparelhos da marca não tem um navegador de uso obrigatório, apenas recomendam o uso do Safari. Caso o usuário não aceite, o TikTok fica livre para utilizar seu próprio navegador.
Dessa forma, o aplicativo tem controle de cada palavra digitada pelos usuários, mesmo que os links que eles estejam acessando sejam externos. Mas o pesquisador diz que, embora o TikTok tenha acesso a estes dados, não quer dizer que eles estão utilizando-os para alguma coisa, ou sequer armazenando.
Contudo, por mais que a empresa não tenha más intenções com esse tipo de brecha, os usuários de iPhone ficam vulneráveis às escolhas da empresa, e isso não é uma garantia de segurança.
O TikTok respondeu às acusações feitas pelo pesquisador, e diz não coletar nenhum dado desse tipo de seus usuários. Em uma entrevista para a CNN, o executivo de políticas da plataforma, Michael Beckerman, disse que a plataforma não faz registros de dados de aplicativos terceiros. Outro porta voz do TikTok também se manifestou, e disse que as conclusões de Krause não estão corretas, mas confirma que a plataforma possui um código-fonte.
A Apple ainda não se manifestou sobre o assunto, e o pesquisador insiste que a correção destes erros deve partir da empresa de eletrônicos, pois claramente se trata de uma falha de segurança de seus dispositivos.
Enquanto isso, os usuários buscam optar por outros navegadores, ou restringir o acesso à plataforma de vídeos, pois muitos temem ter seus dados roubados.

-
Loterias1 dia atrás
Homem ganha na loteria 6 vezes e revela estratégia para vencer
-
Mundo16 horas atrás
Três cidades brasileiras estão entre as 10 mais perigosas do mundo
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Salários em dólar e pouca despesa: por que brasileiros escolhem trabalhar em cruzeiros?
-
Finanças2 dias atrás
Raridade! Moeda de R$ 1 vale quase um salário mínimo
-
Economia1 dia atrás
78 anos: nova possível idade mínima para aposentadoria assusta trabalhadores
-
Mundo1 dia atrás
10 países mais vulneráveis a desastres naturais — e a posição do Brasil
-
Agronegócio2 dias atrás
Horticultores ganham espaço com nova tendência: flores comestíveis
-
Finanças2 dias atrás
Como abrir uma loja virtual: aprenda agora e comece a viver de internet