Conecte-se conosco

Agronegócio

‘Toda bonita, cheirosa pra caramba’: saiba como cultivar a famosa petúnia

A espécie é pouco exigente com relação a cuidados e capaz de deixar seu jardim ainda mais bonito. Veja mais detalhes!

Publicado

em

A petúnia é uma espécie vegetal muito utilizada na composição de jardins, canteiros, jardineiras e vasos. Isso porque sua floração atraente, pode apresentar-se em diversas cores – vermelho, azul, rosa, alaranjado, branco, lilás, híbridos e outros mais – sempre muito belas e resistentes ao calor.

Dessa forma, se você pretende investir na petúnia para ornamentar a sua casa, saiba que essa é uma planta de fácil cultivo e propagação, o que é muito importante caso você disponha de pouco tempo para dar atenção às suas plantinhas. Todavia, vale lembrar que ainda que as petúnias sejam pouco exigentes, elas precisam dos cuidados básicos do cultivo tradicional, que a gente te mostra agora!

Como cultivar

Como são plantas tropicais, as petúnias não resistem a temperatura muito baixas. Sendo assim, a temperatura mínima para cultivar petúnias é de 15°C e elas crescem bem o ano todo em regiões mais quente. Portando, fique atento ao clima da região onde você mora.

O primeiro passo para o cultivo é separar as sementes. Você pode adquirir sementes de petúnia ou até mesmo as mudas já desenvolvidas em qualquer viveiro ou floricultura. Para plantio direto em canteiros e jardins, coloque as sementes ou a muda no solo, depois de adubar e afofar bem a terra, e cubra com uma finíssima camada de substrato. 

Para o cultivo em vasos e jardineiras, fure o interior dos recipientes e posteriormente coloque pedriscos ou argila expandida. Isso vai facilitar o escoamento de água. Em seguida, preencha os vasos com substrato rico em matéria orgânica. Você pode adicionar à terra, húmus de minhoca, farinha de osso ou adubo orgânico.

As plantinhas amam! Faça do mesmo modo do plantio direto, coloque as sementes ou a muda desenvolvida e cubra com substrato. As regas devem ser feitas frequentemente, de modo que o solo se mantenha levemente úmido, especialmente nos primeiros dias. 

As petúnias gostam de bastante luminosidade, logo, precisam ficar em local onde haja incidência de luz direta, já que, o cultivo à meia sombra, apesar de tolerável, contribui para a redução na produção de flores.

Por fim, as podas não são necessárias, mas é importante que se faça, sempre que necessário, uma limpeza na planta, retirando os galhos, as folhas e as flores secas. 

Além de seu especial caráter ornamental, as petúnias, para os supersticiosos, remetem à transformação e a sabedoria. Portanto, não deixe de ter essa beleza em casa. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS