Conecte-se conosco

Agronegócio

Toda camponesa… Conheça a chicória-do-campo e seus benefícios

Rica em nutrientes, a chicória é uma planta cujo consumo traz vantagens para o nosso organismo. Confira mais detalhes.

Publicado

em

A chicória é uma planta perene, herbácea, pertencente à família das Asteraceae, sendo tradicionalmente usada como erva medicinal. Extremamente nutritiva, a chicória é fonte de vitaminas (C, B6 e A), bem como magnésio, ferro, cálcio, potássio, carboidratos, proteínas e fibras. Assim, em vista de tantas propriedades, inegável que a chicória é alimento indispensável na dieta. Desse modo, acompanhe os benefícios que o consumo da planta proporciona para a saúde. Confira!

Reprodução: Freepik

Regula o intestino

Por ser rica em fibras e probióticos, a chicória ajuda a regular o intestino, contribuindo para a melhora do transito intestinal e evitando problemas de constipações.

Possui ação diurética

A chicória possui propriedades diuréticas que auxiliam no tratamento de infecções urinárias e na prevenção dos cálculos renais.

Fortalece o sistema imunológico

Enquanto fonte de vitamina C e antioxidantes como betacaroteno e flavonoides, a chicória remove substâncias nocivas como os radicais livres, deixando o sistema imune mais forte e menos suscetível a doenças, tais como gripe e resfriado.

Protege a vesícula, o fígado e os rins

Sua ação antioxidante auxilia os órgãos na eliminação de toxinas. Desse modo, o consumo regular dessa planta aumenta a produção de urina, evitando a formação de cálculos renais e infecções.

Ajuda a tonificar os músculos

A vitamina C presente na planta e suas propriedades anti-inflamatórias, beneficia tanto os músculos quanto as articulações. A verdura contribui para a preservação dos tendões, ligamentos e juntas, bem como a recuperação muscular após a pratica de atividades físicas.

Para quem deseja investir no plantio de chicória, é importante saber que essa espécie necessita de solo bem drenado e enriquecido com matéria orgânica. As chicórias também preferem climas mais amenos, com temperaturas variando entre 14 e 18 graus. Temperaturas acima, afetam o desenvolvimento da planta e suas folhas se tornam mais grossas e menores e correm o risco de amargar.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS