Conecte-se conosco

Agronegócio

Tomates cereja inteiros: O segredo surpreendente das saladas perfeitas

Publicado

em

Os tomates-cereja são uma variedade frutífera excelente para o preparo de saladas e molhos e sim, parece estranho, mas precisamos sempre nos lembrar de que o tomate não é um legume e muito menos um vegetal, trata-se de uma fruta!

Dessa forma, é comum que a maioria das pessoas opte por fatiar os tomatinhos antes de colocá-los na receita, mas, acredite, essa não é nem de longe a melhor forma de prepará-los. Na verdade, vários especialistas culinários desaconselham essa prática, hoje você descobrirá os motivos!

Por que devemos manter os tomates-cereja inteiros?

Os tomates-cereja, como o próprio nome já diz, são versões diminutas das espécies já conhecidas do fruto. Eles são doces, suculentos e capazes de trazer mais sabor para vários pratos. Portanto, quando você os corta, na verdade, está desperdiçando grande parte do potencial do alimento.

Por outro lado, conservando as frutinhas intactas, todo o sabor e a textura são conservados, além das cascas presentes nos itens agirem como proteção contra a umidade, deixando a sua salada fresca e gostosa por muito mais tempo.

Afinal, quando o tomate-cereja é cortado, ele inicia um processo de absorção de líquido e o vinagrete, que geralmente acompanha o prato, pode ser assimilado por ele, conferindo um gosto um tanto azedo para a iguaria.

No entanto, se engana quem acha que tudo é apenas uma questão de sabor, pois a estética e a apresentação de um preparado podem ser bastante comprometidas pelos produtos completamente retalhados. No entanto, uma vez que eles sejam conservados inteiros, isso confere um aspecto mais apetitoso e fresco para a refeição.

Por fim, existe o fator do tempo, esse impiedoso deus que rege as nossas vidas sem se importar com nossas necessidades, prazos e horários. Cortar tomates um por um é uma tarefa que pode demorar muito, portanto, deixá-los “in natura” te economizará horas preciosas.

E para sentido de curiosidade e enriquecimento cultural, nos referimos ao tempo como uma divindade (logo acima), por conta da Mitologia Grega. Nos antigos mitos, o Titã Cronos era pai de Zeus, a divindade suprema que reinaria posteriormente sobre o Olimpo, e este primeiro era considerado o deus do tempo.  

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS