Conecte-se conosco

Tecnologia

Top 5: habilidades para se tornar um expert em TI cobiçado

Características pessoais podem ser decisivas no posicionamento profissional. No mercado de tecnologia, saber fazer, apenas, não é suficiente

Publicado

em

Com grande perspectiva de crescimento e bons salários, o mercado de tecnologia tem atraído o interesse de muitos profissionais.

Especialistas em recrutamento, no entanto, alertam para uma questão que pode te ajudar na hora de competir por uma vaga no setor: habilidades técnicas, por si só, não são suficientes para se destacar.

Existem outras questões, dentro da categoria de soft skills, que são decisivas para garantir o crescimento de um profissional no mercado da Tecnologia da Informação (TI). Vamos falar sobre cinco delas.

Habilidades

No mercado de trabalho, em geral, recrutadores enfrentam desafios para encontrar candidatos com talento e competências específicas. No caso de setor de TI, é bom ficar atento, pois existem algumas que são bem valorizadas.

Estudo recente feito pelo ManPowerGroup revelou que cerca de 84% dos contratantes da área de tecnologia não conseguem encontrar profissionais que atendam ao perfil desejado.

Além disso, em 27% dos casos a dificuldade está ligada à falta de soft skills dos candidatos, algo que vai além do conhecimento técnico e prático. Ou seja: saber fazer, somente, não é tudo. É preciso ter algo a mais.

O que são soft skills?

As soft skills, em tradução direta, significam “habilidades suaves”, mas o termo em si se refere a habilidades interpessoais. Elas estão relacionados a aspectos de comportamento e relacionamento no dia a dia de trabalho.

São essas características que definem como você lida com demandas emocionais e sociais. Como as empresas trabalham com equipes cada vez maiores e desafios constantes, elas se tornaram imprescindíveis.

Algumas delas são mais valorizadas no mercado de tecnologia do que outras. Abaixo, vamos mostrar as cinco principais, capazes de mudar o seu posicionamento na disputa por uma vaga de trabalho.

5 soft skills obrigatórias para trabalhar em TI

A Experis, líder global em Tecnologia da Informação, listou cinco características necessárias para uma pessoa atuar bem no setor. São elas:

1. Resiliência e adaptabilidade: elas garantem que o profissional tenha a capacidade de lidar com momentos de tensão e as constantes mudanças de mercado.

2. Fiabilidade: capacidade de construir relações de confiança com os colegas de trabalho.

3. Trabalho em equipe: ajuda os profissionais a entenderem seu papel dentro dos times, ajudando-os a saber quando é necessário tomar iniciativa e assumir responsabilidades.

4. Capacidade de resolução de problemas: saber encontrar soluções práticas para desafios diários do mercado é indispensável para a área de TI.

5. Capacidade de desenvolver ideias criativas e disruptivas: é o famoso “pensar fora da caixinha”. O mercado de TI sempre procura pessoas que saibam criar soluções.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS