Conecte-se conosco

Agronegócio

Toque de magia: Cultive a Flor Azul e deixe seu jardim ainda mais lindo!

Publicado

em

O Miosótis, também conhecido como “não me esqueças” e “amor perfeito azul”, é uma belíssima flor da cor azul que traz muito charme e personalidade para o ambiente.  

Considerado uma planta herbácea, a flor tem origem no clima temperado europeu, dessa forma, ela se adapta melhor à temperaturas frias, com clima ameno e protegida dos raios de sol.    

Na fase adulta, o Miosótis pode atingir até 80 centímetros de altura. Sua floração é anual e, por não precisar de luz solar direta, é ideal para decoração de ambientes internos, que se beneficiam da sua tonalidade azulada para alegrar o espaço.  

Propriedades medicinais  

Além de belíssima e aromática, o Miosótis também possui propriedades medicinais que podem ser usufruídas de duas maneiras diferentes: por meio de chás, que são muito consumidos no alívio da tosse, no tratamento de bronquite e para melhorar a qualidade do sono.  

A pasta é produzida para ajudar na cicatrização de ferimentos. Além disso, a Miosótis também é considerada uma PANC, ou seja, Planta Alimentícia Não Convencional, que costuma ser usada na culinária para a decoração de pratos e em saladas de flores.  

Cuidados com o Miosótis  

O local ideal para cultivar essa espécie é à meia-sombra, com luz parcial, em especial, nas primeiras horas da manhã. É recomendado evitar áreas muito quentes e com exposição direta ao sol durante o dia.  

Antes do plantio, é necessário realizar a preparação do solo de forma adequada para que ela prospere. O substrato deve ser rico em matéria orgânica, levemente ácido e bem drenado. É recomendado adicionar composto orgânico para estimular a fertilidade.  

Essa planta pode ser cultivada tanto em canteiros no jardim quanto em vasos dentro de casa. O espaçamento entre as mudas deve ser entre 15 e 20 centímetros. O buraco deve ser cavado do tamanho da muda e coberto com terra.  

O solo deve sempre estar levemente úmido, entretanto, é necessário tomar cuidado para não encharcá-las e correr o risco de apodrecer as raízes. Nos meses quentes é necessário aumentar a frequência da rega para evitar a seca e ela deve ser feita pela manhã ou no fim do dia.  

A adubação dessa espécie precisa ser feita de maneira regular para proporcionar um crescimento com saúde e uma floração em abundância. O produto usado precisa ser balanceado, rico em nutrientes primordiais, de acordo com as instruções do fabricante.  

Apesar de ser parcialmente resistente à ocorrência de pragas e doenças, é extremamente necessário acompanhar o desenvolvimento e o cotidiano da planta para diagnosticar possíveis infestações.  

Pragas como pulgões e cochonilhas podem danificar e comprometer a saúde e o pleno desenvolvimento da planta. Caso ocorram, devem ser tratadas de maneira natural e com os produtos adequados.  

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS