Conecte-se conosco

Agronegócio

Bom dia, Verônica? Conheça a planta e suas propriedades medicinais

Além da sua beleza ornamental, a espécie se destaca por suas propriedades benéficas para a saúde do organismo.

Publicado

em

A verônica é uma planta medicinal florífera, que possui caule lenhoso e ramos herbáceos. Essa espécie apresenta folhas verdes e bordos serrilhados, enquanto que suas inflorescências são de tons azulados, do tipo espiga e com numerosas flores.

Em alguns casos, suas cores podem variar entre rosas e brancas. Além disso, a floração da verônica é muito atrativa para insetos e animais, como abelhas, borboletas e beija-flores.

Apesar de sua beleza ornamental, própria para o paisagismo de regiões serranas, a verônica se destaca principalmente por suas propriedades benéficas para a saúde do organismo. Desse modo, a planta pode ser utilizada na forma de chá ou compressas e suas conveniências são múltiplas. Acompanhe!

Reprodução: Freepik

Benefícios

1. Ajuda na digestão e combate a sensação de inchaço

O chá de verônica é recomendado para inibir a sensação de inchaço em caso de má digestão. Além disso, a erva pode combater problemas como constipações.

2. Previne a retenção de líquido

A bebida também é naturalmente diurética, ou seja, estimula a produção e a eliminação de urina. Assim, previne que o corpo retenha líquido em excesso.

3. Contribui para manter a pele saudável

A verônica pode ser usada na forma de compressas, beneficiando assim, a saúde da pele e sua aparência. Além disso, por conter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a planta contribui para diminuir o estresse oxidativo das células (provocado pelos radicais livres), retardando o envelhecimento precoce.

4. Pode auxiliar no tratamento de problemas respiratórios

A erva é também usada no tratamento de bronquite, rouquidão e alergias, por conter propriedades antimicrobianas, expectorante e antitussígena.

Utilização

Recomenda-se a utilização da erva somente com a orientação de um profissional de saúde, uma vez que há necessidade de avaliar cada caso para se decidir a melhor forma de aplicação: infusão de folhas ou compressas. Assim, a partir de cuidados básicos, é possível aproveitar todos os seus benefícios!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS