Conecte-se conosco

Economia

Touro, tubarão ou abutre: O que significam? Conheça os bichos da bolsa de valores

Publicado

em

Touro, tubarão ou abutre: O que significam? Conheça os bichos da bolsa de valores

Primeiramente, o mercado financeiro é cheio de suas peculiaridades, a começar por um linguajar que nem todo mundo conhece. Qual o significado do famoso touro do mercado financeiro?

Os bichos da bolsa de valores representam o perfil de um investidor, ou uma determinada ferramenta e até a tendência do mercado.

Bichos do mercado financeiro, quais são?

O mais famoso é o Touro, símbolo de Wall Street e que atualmente está exposto no centro de São Paulo e vem gerando controvérsia, então vamos começar por ele.

Animais:

  • Touro (Bill): É a tendência de alta do mercado, ou o trader que está atuando como comprador. A associação é feita pelos chifres potentes do animal que ataca de baixo para cima.
  • Abutre: Aquele que está de olho em outros animais feridos. É o investidor interessado em dívidas de empresas que estão em recuperação, porém o objetivo seria tanto ganhar com a recuperação ou com a desintegração dessas empresas, comprando ações com valores baixíssimos ou créditos podres da companhia.
  • Urso (Bear): Aquele que dá patadas de baixo para cima. É o oposto do touro, pois indica queda de mercado, mas também representa o trader que está atuando com vendedor.
  • Tubarão: Aquele que comanda. Representa os agentes que ditam as regras e tendências da bolsa. Esses seriam os grandes investidores institucionais, por um oligopólio de empresas internacionais com capacidade para movimentar os preços da forma que desejam.
  • Sardinha: O oposto do tubarão, o pequeno investidor, que não representa necessariamente pouco dinheiro, mas uma tendência de buscar lucros mais modestos e que tem pouca informação sobre investimentos.
  • Golfinho (Flipper): Ágil e rápido! São os investidores que compram ações em ofertas iniciais (IPOs) e vende em seguida para um maior lucro.
  • Manada: A movimentação de vários bichos da mesma espécie para uma mesma tendência. Daí vem o “efeito manada” que também poderia ser “efeito cardume”, já que geralmente é a movimentação de sardinhas.
  • Borboleta: A referência vem com o formato no gráfico de ações que fica semelhante às asas de uma borboleta quando há uma tendência de alta e outra de baixa.

Então, agora que você consegue identificar o que é cada um dos bichos do mercado financeiro, é só ficar por dentro de todas as novidades da bolsa de valores aqui no Capitalist. Para conhecer mais, clique aqui!

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS