Conecte-se conosco

Automobilística

Toyota revela modificações do novo Aygo X, transformado em SUV

Confira os detalhes do novo veículo de entrada da marca. O Aygo X compartilha a mesma plataforma utilizada no Toyota Yaris.

Publicado

em

A Toyota confirmou o lançamento da terceira geração do modelo Aygo, que passa a chamar Aygo X. O hatch se transformará em um modelo SUV da fabricante japonesa.

O veículo segue a linha conceitual X-Prologue, divulgada ainda no início de 2021. Contudo, ele mantém as principais características da geração atual.

Toyota Aygo X

O Aygo é produzido sob a mesma plataforma que desenvolve os modelos Yaris e Yaris Cross. Assim, ele mantém o teto de lona retrátil e conjunto de luzes traseiras verticais. Da mesma forma, o Aygo X apresenta o mesmo porta-malas de vidro em peça única.

Contudo, ao se transformar em SUV, a carroceria está 3 cm mais longa. A distância entre eixos também foi ampliada em 9 cm, bem como a largura ganhou 1,3 cm a mais. O interior está mais espaçoso para o motorista e os passageiros.

A parte frontal é mais curta que a do Yaris, o que facilita a realização de manobras para estacionamento. Fora isso, a Toyota disse que o modelo está mais rígido e estável que o anterior. Nesse ponto, o sistema de suspensão da plataforma GA-B garantiu um ótimo produto final.

Mais detalhes

Debaixo do capô, o Aygo oferece motor 1.0 a gasolina que desenvolve até 72 cv de potência. O torque é um ponto chamativo, já que é capaz de gerar até 31,3 kgfm. A transmissão pode ser manual de cinco marchas ou CVT automática.

Na Europa, o novo Aygo X está previsto para 2022 e deve custar 16 mil euros. Em uma conversão simples para a moeda brasileira, seria o mesmo que R$ 102.5 mil.

A montadora chegou a dizer que não descarta a ideia de criar uma versão esportiva para o modelo. Se isso aconteceu, especula-se que o Aygo X poderia se tornar o esportivo de entrada para a linha GR. Aliás, o motor 1.6 turbo do Yaris poderia ser adaptado facilmente ao veículo. Afinal, ambos compartilham a mesma plataforma de produção.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS