Finanças
Trabalho invisível: mulher recebe indenização milionária em processo contra ex-marido
Após se dedicar por 27 anos ao trabalho doméstico e cuidado das filhas, mulher recebe indenização milionária.
Deixar a carreira para cuidar da casa e da família é uma coisa comum entre as mulheres, por isso conhecemos diversas histórias semelhantes. O problema acontece quando a pessoa perde anos de trabalho e acaba se separando do marido, ficando sem renda e com a responsabilidade sobre os filhos.
Na Espanha, uma cidadã conseguiu uma grande indenização de seu ex-marido devido ao serviço doméstico que desenvolveu em casa durante 27 anos. O homem teve que pagar 200 mil euros, que equivalem a mais de R$ 1 milhão.
De acordo com Ivana Moral, de 48 anos, ela abriu mão de seus sonhos e de suas vontades para se dedicar aos serviços domésticos e ao cuidado das filhas, chegando a trabalhar por mais de dez horas diárias.
Ela afirmou que por anos teve suas habilidades diminuídas enquanto se preocupava com a manutenção da casa e da família, enquanto seu marido gastava seu tempo apenas comprando imóveis e veículos de luxo.
Ivana contou que sempre quis ter seu negócio próprio, mas como era dependente financeira de seu marido, nunca conseguiu realizar o sonho. Além disso, ela alegou que ele era um pai ausente e que seu casamento foi marcado por violência psicológica, o que a deixou em depressão.
Após as filhas do casal apoiarem Ivana no tribunal, o juiz decidiu que o homem deveria pagar a indenização referente a todos os anos de trabalho doméstico, além de uma pensão para as filhas do casal.
“Ficou provado que esta mulher, mãe de duas filhas, e casada em regime de separação de bens, se dedicou essencialmente ao trabalho doméstico desde que casou. Isto é, cuidando da casa e da família com tudo que isso implica”, disse a advogada.
Infelizmente, nem todas as mulheres contam com o mesmo resultado que a espanhola teve nos tribunais, e após a separação enfrentam diversas dificuldades de reconstruir a vida e voltar ao mercado de trabalho.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Carreira7 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção