Política
TSE retorna seu atendimento presencial ao público hoje, 9
Desde maio deste ano, os serviços do TSE estavam suspensos para o público para que pudessem atender o primeiro e do segundo turno das eleições de 2022.
Desde maio deste ano, os serviços do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estavam suspensos para o público por causa do primeiro e do segundo turno das eleições de 2022. De acordo com o calendário eleitoral, os serviços oferecidos voltarão a funcionar hoje, 9. Desde maio deste ano, o tribunal se preparava para atender as eleições gerais deste ano, trabalhando com a logística para dar conta da grande demanda que o sistema de votação exige.
Atendimento do TSE
Os serviços oferecidos podem ser solicitados de forma presencial em todo o território brasileiro ou por meio do sistema de autoatendimento no site. O eleitor consegue fazer a alteração de dados que estão cadastrados no sistema, alterar o endereço residencial, fazer uma nova escolha do local de votação ou se incluir no alistamento para trabalhar nas futuras eleições. Se optar por acessar a página, tudo isso pode ser sem que precise sair de casa.
Caso não tenha comparecido às urnas para votar ou não tenha justificado o voto, será possível gerar o boleto para realizar o pagamento da multa deste ano e dos anos anteriores. Isso, é claro, se não tiver votado nas eleições anteriores também. Se o cidadão estiver livre de pendências e a solicitação pelo site for aprovada pelo TSE, o eleitor poderá adquirir o Título de Eleitor digital, o e-Título, que está disponível para os sistemas Android e iOS.
Se você é maior de 18 anos, prontamente tem a obrigação de exercer o seu direito à cidadania. O tribunal informou a importância do Título de Eleitor, visto que ele vai além dos dias de votação: “O alistamento e a regularidade das obrigações eleitorais são condições necessárias para realizar matrícula em instituição de Ensino Superior, tomar posse em cargo público, receber vencimentos, emitir passaporte, entre outros”, foi mencionado.
Como coletar a biometria?
Dentro do calendário eleitoral, a Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) informou que o serviço de coleta da biometria retornou de forma gradual, portanto, ainda não voltou da forma como deveria. Este serviço estava parado desde março de 2020, quando a pandemia começou no Brasil. Seguindo as orientações governamentais, o CGE suspendeu a coleta. Até o momento, poucas zonas eleitorais do DF (Distrito Federal) estarão realizando as biometrias.
A promessa é de que logo os tribunais poderão estar novamente com o serviço totalmente à disposição. O TSE também acrescentou a seguinte informação: “Cabe lembrar que a falta de dados biométricos, por si só, não coloca a eleitora ou o eleitor em situação irregular. Nesse caso, a certidão de quitação pode ser emitida normalmente”.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Economia22 horas atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto