Política
TSE retorna seu atendimento presencial ao público hoje, 9
Desde maio deste ano, os serviços do TSE estavam suspensos para o público para que pudessem atender o primeiro e do segundo turno das eleições de 2022.
Desde maio deste ano, os serviços do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estavam suspensos para o público por causa do primeiro e do segundo turno das eleições de 2022. De acordo com o calendário eleitoral, os serviços oferecidos voltarão a funcionar hoje, 9. Desde maio deste ano, o tribunal se preparava para atender as eleições gerais deste ano, trabalhando com a logística para dar conta da grande demanda que o sistema de votação exige.
Atendimento do TSE
Os serviços oferecidos podem ser solicitados de forma presencial em todo o território brasileiro ou por meio do sistema de autoatendimento no site. O eleitor consegue fazer a alteração de dados que estão cadastrados no sistema, alterar o endereço residencial, fazer uma nova escolha do local de votação ou se incluir no alistamento para trabalhar nas futuras eleições. Se optar por acessar a página, tudo isso pode ser sem que precise sair de casa.
Caso não tenha comparecido às urnas para votar ou não tenha justificado o voto, será possível gerar o boleto para realizar o pagamento da multa deste ano e dos anos anteriores. Isso, é claro, se não tiver votado nas eleições anteriores também. Se o cidadão estiver livre de pendências e a solicitação pelo site for aprovada pelo TSE, o eleitor poderá adquirir o Título de Eleitor digital, o e-Título, que está disponível para os sistemas Android e iOS.
Se você é maior de 18 anos, prontamente tem a obrigação de exercer o seu direito à cidadania. O tribunal informou a importância do Título de Eleitor, visto que ele vai além dos dias de votação: “O alistamento e a regularidade das obrigações eleitorais são condições necessárias para realizar matrícula em instituição de Ensino Superior, tomar posse em cargo público, receber vencimentos, emitir passaporte, entre outros”, foi mencionado.
Como coletar a biometria?
Dentro do calendário eleitoral, a Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) informou que o serviço de coleta da biometria retornou de forma gradual, portanto, ainda não voltou da forma como deveria. Este serviço estava parado desde março de 2020, quando a pandemia começou no Brasil. Seguindo as orientações governamentais, o CGE suspendeu a coleta. Até o momento, poucas zonas eleitorais do DF (Distrito Federal) estarão realizando as biometrias.
A promessa é de que logo os tribunais poderão estar novamente com o serviço totalmente à disposição. O TSE também acrescentou a seguinte informação: “Cabe lembrar que a falta de dados biométricos, por si só, não coloca a eleitora ou o eleitor em situação irregular. Nesse caso, a certidão de quitação pode ser emitida normalmente”.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Investimentos23 horas atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção