Conecte-se conosco

Agronegócio

Tuberosa: conheça essa espécie e saiba como cultivá-la corretamente

Desfrute da beleza e do aroma dessa flor exuberante e saiba como mantê-la no jardim da sua casa a partir dessas dicas.

Publicado

em

A tuberosa, de nome científico Polianthes tuberosa, é uma planta perene que produz flores altamente perfumadas. Conhecida também como angélica, angélica-de-bastão e jacinto-da-índia, a espécie é muito popular e simboliza pureza, sendo muito utilizada para casamentos, guirlandas e rituais.

Muito utilizada na perfumaria, a tuberosa possui um aroma extraordinário que aparece pouco antes do verão e persiste por todo o outono. Suas cores são na tonalidade branca ou creme, e de suas raízes, é extraído um óleo usado para fazer perfumes, incensos e até medicamentos.

Mas você sabe como cultivar essa espécie? O cultivo da tuberosa pode ser um desafio, mas com os cuidados adequados, é possível desfrutar da beleza e do aroma das flores dessa planta.

Pensando nisso, hoje vamos mostrar como cultivar a tuberosa em casa de um jeito super prático. Confira!

Foto/Reprodução: Freepik

Local de plantio

A tuberosa precisa de muito sol para crescer e florescer adequadamente. Certifique-se de escolher um local que receba pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia.

Preparo do solo

A tuberosa prefere solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Adicione composto orgânico ao solo antes de plantar e certifique-se de que a área de plantio tenha boa drenagem.

Plantio

A tuberosa é propagada através de bulbos, que podem ser comprados em lojas de jardinagem. Plante os bulbos no final do inverno ou início da primavera, cerca de 10 a 15 cm de profundidade e com uma distância de cerca de 10 a 15 cm entre cada bulbo.

Rega

A tuberosa não gosta de solo encharcado, por isso regue com moderação. Mantenha o solo úmido, mas nunca encharcado.

Adubação

Em relação à adubação, a tuberosa pode se beneficiar da aplicação de fertilizante rico em fósforo a cada duas semanas durante a temporada de crescimento.

Pragas e doenças

A tuberosa pode ser suscetível a doenças fúngicas, como a podridão das raízes. Certifique-se de que o solo esteja bem drenado e evite regar demais. Também é importante estar atento a pragas como ácaros, pulgões e lesmas, que podem danificar a planta.

Poda

As flores da tuberosa são altamente perfumadas e podem ser usadas em arranjos florais. Corte as flores quando elas estiverem totalmente abertas para desfrutar do seu aroma.

Com essas dicas, você pode cultivar com sucesso a tuberosa em seu jardim e desfrutar das suas belas flores perfumadas.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS