Conecte-se conosco

Agronegócio

Salgueiro-chorão: conheça a planta e as principais dicas de cultivo

Saiba quais as preferencias da espécie e como não errar na hora de plantá-la. Aproveite para cultivá-la perto de praças e bosques.

Publicado

em

O salgueiro-chorão é uma planta de porte médio, com caule tortuoso de madeira frágil e casca parda, que racha com o passar dos anos. Sua folhagem pendente é muito diferente e remete a um certo misticismo.

Suas flores surgem na primavera e são pequenas e esverdeadas, reunidas em inflorescências. A espécie possui longos ramos que balançam graciosamente com o vento, como uma cabeleira, e por isso, a árvore é comumente cultivada junto de lagos, rios, praças e bosques.

Logo, em que pese seu caráter ornamental, o salgueiro pode ser cultivado com outras utilidades, tais como, o combate a erosão do solo e para proteger plantações do vento.

Dessa forma, acompanhe algumas dicas e preferências da planta e saiba como cultivar.

Foto/Reprodução: Freepik

Clima

O salgueiro-chorão cresce melhor em ambientes com clima temperado, mas pode tolerar altas e baixas temperaturas. Gosta de áreas úmidas ao lado das margens dos rios.

Solo

Apesar de ser altamente adaptável com baixos requisitos de solo, recomenda-se fazer o plantio do salgueiro em terra fértil, enriquecida com matéria orgânica, úmida e bem drenável e irrigada regularmente no primeiro ano após o plantio.

Propagação

Multiplica-se por estaquia e alporquia. As mudas já desenvolvidas também podem ser compradas e transplantadas facilmente e o melhor momento para o transplante é no início da primavera.

Iluminação

A melhor cor da folhagem aparece quando há muita luz, portanto, plante-a em local aberto e garanta pelo menos 6 horas de luz solar por dia.

Fertilização

De um modo geral, as plantas maduras não precisam de muito fertilizante. Caso julgue necessário, invista em fertilizantes com fosfato de cálcio. Outra boa opção é utilizar cinzas de plantas.

Poda

O salgueiro-chorão cresce rapidamente em condições adequadas. O corte oportuno de galhos residuais, mortos e laterais pode aumentar a permeabilidade ao ar e a transmitância da luz, além de evitar doenças e pragas. Além disso, a poda é melhor realizada no início da primavera, outono e inverno.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS