Economia
Tudo ficou mais caro, o que fazer agora? Confira dicas de economia
Veja sugestões de como reduzir os gastos no consumo de combustíveis, energia elétrica e nas compras de supermercado.
Não é mais novidade que as contas do mês estão pesando no bolso dos brasileiros. Só no último ano, itens básicos, como o açúcar e o óleo de soja, tiveram alta de 75,7%. A carne vermelha então tem sido cada fez mais ausente nos pratos da população, principalmente depois da alta de quase 30%.
Leia mais: Calendário Bolsa Família: Veja as datas de pagamento até o fim deste ano
Além dos aumentos nos supermercados, quem vai abastecer o carro ou moto se depara com o elevado preço de comercialização dos combustíveis. A gasolina, por exemplo, pode ser encontrada a R$ 7 em alguns postos. A energia elétrica também ficou mais cara, com escaladas que acumulam 20,86%.
Com a situação cada vez mais preocupante, principalmente para quem depende de poucos rendimentos para sobreviver, como lidar com esses aumentos? Veja algumas dicas a seguir!
Dicas para economizar…
na conta luz
Aproveite a luz do dia para realizar as tarefas do cotidiano e evite acender lâmpadas. Além disso, se não estiver utilizando um equipamento, tire-o da tomada para economizar energia.
Não é mito: aparelhos desconectados da tomada também possuem consumo energético.
com a gasolina
Pensando pelo lado mais econômico, a forma mais prática de não gastar com gasolina é optando pelo transporte público para se locomover. Porém, no caso de quem precisa de carro para trabalhar, a dica é acelerar menos.
Opte por marchas mais leves, se possível. Elas reduzem o RPM que aparece no conta-giros do carro. Outra dica é aproveitar as promoções e programas de fidelidade de aplicativos de postos. Muitos deles oferecem descontos que ajudam na hora de abastecer.
no supermercado
Trocar o arroz e o feijão por outro alimentos é quase impossível. No entanto, uma forma de economizar é variando as combinações desse alimentos, trocando-os por outros que estejam mais em conta durante a semana ou em promoção.
Outra dica é, para quem tem tempo e condições, realizar pesquisas de preços em diferentes lugares. Em certos estabelecimentos, um produto pode estar mais barato que em outro.
Essas dicas, associadas aos hábitos de cada família, podem contribuir de forma significativa para a mudança de consumo que, a longo prazo, podem ajudar no controle das finanças e nos impactos no bolso.

-
Finanças1 dia atrás
Mesmo negativado, você pode pedir empréstimo pelo WhatsApp
-
Economia21 horas atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Empresas2 dias atrás
Quais os direitos dos passageiros da Voepass após o fim das operações da empresa?
-
Empresas1 dia atrás
20 startups brasileiras estão bombando e chamaram a atenção do LinkedIn
-
Carreira1 dia atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Economia10 horas atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Agronegócio7 horas atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia3 horas atrás
Está de malas prontas? Saiba como o novo IOF impacta viagens internacionais e o que fazer agora