Conecte-se conosco

Tecnologia

Tudo junto e misturado? WhatsApp testa envio de mensagens para os concorrentes Telegram e Signal

Nova aba de mensagens foi descoberta na versão de teste do app. Medida seria para atender regras do marco regulatório europeu.

Publicado

em

O WhatsApp começou a testar uma novidade que vai surpreender muitos usuários. O aplicativo pretende criar uma nova aba que permite o envio de mensagens para plataformas concorrentes, como Telegram, Signal e Messenger.

A inovação foi descoberta pelo site especializado WABetaInfo. O recurso já está disponível na versão de teste do app, desde o último domingo (10). Pelas imagens coletadas e divulgadas pelo site, o envio será feito a partir de uma aba separada.

Caso essa mudança se torne realidade e disponível para todos os usuários, o WhatsApp estaria atendendo a uma exigência feita pelo novo marco regulatório europeu. O texto estabelece regras de integração, justamente, para banir práticas anticoncorrenciais na internet.

Alvo da lei

O marco europeu cita 19 aplicativos, pertencentes a seis empresas de tecnologia, como sendo os alvos da nova regulação. O WhatsApp está entre eles.

Só na Europa, o mensageiro contabiliza mais de 100 milhões de usuários, conforme dados da plataforma de monitoramento Similar Web.

De acordo com o texto da regulação, os apps citados têm seis meses de prazo para se atualizar. Esse período começou a ser contado desde o dia 25 de agosto.

Teste ‘sem teste’

Apesar de já estar presente na versão beta do app, a nova aba de envio de mensagens para os concorrentes ainda não funciona para os usuários que estão inscritos no programa de testagem da plataforma. É possível vê-la, mas não dá para utilizá-la. Isso, por si só, já indica que a Meta está trabalhando no assunto.

Ao que tudo indica, segundo o WABetaInfo, a criptografia de ponta a ponta, que é um diferencial do WhatsApp, continuará valendo na nova forma de comunicação.

Como se trata de uma adequação às regras europeias, ainda não ficou claro se o mecanismo também será disponibilizado para usuários que vivem fora do continente.

Integração

No modelo atual, para conseguir conversar com um contato em outro aplicativo, é preciso baixar o app em questão, ou seja, ainda não é possível interligar conteúdos ou enviar mensagens para apps terceiros.

A integração exigida na Europa possibilitará o envio, compartilhamento e troca de mensagens entre contatos que usam aplicativos diferentes, o que anula a necessidade de o usuário ter de baixar todos os apps de mensagem. Basta ter um, que seja de sua preferência, e pronto.

A ideia do marco regulatório é preservar a autonomia do usuário. Isso será levado tão a sério que os usuários poderão, inclusive, escolher se vão querer manter o app integrado a outras plataformas ou não. Como tudo está em fase de teste, ainda não ficou claro como isso vai funcionar. Pelo visto, será por meio de alguma configuração.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS