Mundo
Turistas DETONAM cidade brasileira: entenda o motivo da polêmica
Estudo revela que capital brasileira está entre os destinos menos acolhedores do mundo.
Uma cidade brasileira chamou atenção em um recente estudo sobre destinos turísticos menos amigáveis. A pesquisa da plataforma de idiomas Preply incluiu o Rio de Janeiro entre as 10 cidades menos acolhedoras do mundo em um ranking liderado por Acra, em Gana.
O estudo da Preply foi além dos tradicionais pontos turísticos ao considerar fatores como felicidade, diversidade e segurança. Entre os 53 locais analisados, o Rio de Janeiro destacou-se negativamente ao ocupar a 5ª posição na lista de destinos menos agradáveis.
Rio de Janeiro pode não agradar a todos os visitantes – Imagem: Shutterstock
Critérios de avaliação das cidades
O levantamento revelou que, apesar de ter um charme natural e cultural, a capital fluminense enfrenta desafios significativos.
Questões como insegurança e infraestrutura precária foram destacadas pelos turistas, o que impacta negativamente a experiência de quem visita o município fluminense.
Para compor o ranking, a Preply utilizou seis parâmetros principais:
-
Aceitação da diversidade;
-
Acomodações amigáveis;
-
Facilidade de comunicação.
-
Felicidade;
-
Respeito da comunidade;
-
Taxa de retorno de visitantes.
Com base em tais aspectos, o levantamento chegou à seguinte lista, que apresenta as cidades menos amigáveis do planeta, de acordo com o estudo:
-
Acra – Gana
-
Marrakech – Marrocos
-
Território Federal de Kuala Lumpur – Malásia
-
Mumbai – Índia
-
Rio de Janeiro – Brasil
-
Nova Delhi – Índia
-
Doha – Qatar
-
Atenas – Grécia
-
Medellín – Colômbia
-
Lyon – França
RJ e seu contraste com Toronto
Enquanto o Rio de Janeiro lida com críticas, Toronto, no Canadá, emerge no topo da lista como o destino mais amigável.
A facilidade de comunicação foi um diferencial nesses locais, já que o inglês é amplamente falado nas cidades melhor classificadas.
Confira a lista das cidades mais amigáveis:
-
Toronto – Canadá
-
Sydney – Austrália
-
Edimburgo – Reino Unido
-
Manchester – Reino Unido
-
Nova York – EUA
-
Montreal – Canadá
-
Melbourne – Austrália
-
São Francisco – EUA
-
Dublin – Irlanda
-
Copenhague – Dinamarca
Em meio às revelações, o estudo da Preply também enfrentou críticas por parte de usuários de redes sociais.
Comentários destacaram o viés em favor de países anglófonos e questionaram a ênfase na comunidade LGBTQIA+, enquanto questões como violência racial foram supostamente deixadas de lado.

-
Mundo2 dias atrás
Brasil está prestes a ganhar o maior prédio do mundo, ultrapassando até o Burj Khalifa
-
Tecnologia1 dia atrás
Usuários do iFood recebem comunicado inesperado no aplicativo
-
Agronegócio2 dias atrás
Nem todo mundo sabe como cultivar lírio-da-paz corretamente; aprenda já
-
Saúde19 horas atrás
Sofre de ansiedade? Saiba como o funcho pode te ajudar a relaxar
-
Moedas2 dias atrás
Moeda de R$ 1 pode valer até R$ 15 mil: veja como identificar e onde vender
-
Tecnologia8 horas atrás
Descubra como identificar plantas pelo celular sem instalar de aplicativos extras
-
Bancos2 dias atrás
Nubank surpreende clientes com novo benefício exclusivo!
-
Bancos2 dias atrás
Caixa Tem inova e facilita desbloqueio de contas via WhatsApp