Tecnologia
Twitter: entenda o motivo por trás do cancelamento do trabalho remoto
Embora muitas empresas tenham mantido o regime home office pós pandemia, alguns empresários preferiram retornar ao presencial.
Com a chegada da pandemia e a determinação do lockdown, muitas pessoas precisaram trabalhar online de suas casas. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD) divulgada pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 11% dos trabalhadores ativos atuaram remotamente no período.
Entretanto, diferente do que muitos imaginavam, a experiência se mostrou positiva e diversas empresas decidiram manter esse modelo de trabalho. Isso se deu por conta da economia gerada com aluguel e outras despesas. Além disso, os funcionários conseguiram se adaptar facilmente ao “novo normal”, e em alguns casos até aumentaram sua produtividade.
Mas em toda regra, existe uma exceção. O magnata Elon Musk entrou na estatística contrária após tomar algumas atitudes que foram bastante criticadas na internet, como encerrar o home office no Twitter. Entenda.
Fim do home office no Twitter
Assim que assumiu o comando da rede social Twitter, já no seu primeiro e-mail como CEO, Musk anunciou à nova equipe que apenas quem ele permitisse continuaria trabalhando no regime home office. O sistema foi adotado na empresa em 2018, quando ela ainda estava sob a liderança de seu fundador e então CEO, Jack Dorsey.
De acordo com a Bloomberg, uma rede de TV americana, o fim do trabalho remoto já entrou em vigor na companhia e os funcionários começaram a cumprir regime presencial de, no mínimo, 40 horas semanais.
Além disso, as folgas remuneradas mensais também foram abolidas pelo empresário.
Dificuldades em contratar jovens
Embora muitas empresas não consigam atuar e se manter no home office, seja por sua estrutura ou área de atuação, a impossibilidade de adoção da modalidade tem dificultado a contratação de jovens. De acordo com os especialistas, esse foi um dos erros de Musk, e sua rigidez pode ocasionar a perda de novos talentos criativos.
Segundo o empresário, o futuro econômico da rede social ainda é incerto, já que ela dependente de publicidade.
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