Conecte-se conosco

Empresas

Uber: 5 coisas que os motoristas avaliam e você nem imaginava

Publicado

em

Os usuários de aplicativo de transporte estão habituados a avaliar os motoristas a cada final de corrida. O que muitos não sabem é que a nota também é dada no sentido inverso, especialmente na plataforma da Uber.  

Os condutores não só levam estrelas dos clientes, conforme a qualidade do serviço executado, como também ficam atentos e dão estrelas para cada passageiro que solicitou a corrida.  

Vamos mostrar abaixo alguns dos aspectos que esses profissionais levam em consideração na hora de avaliar o cliente.  Se você sempre teve curiosidade de saber o motivo por ter levado alguma nota baixa ou o contrário, preste atenção nestes cinco pontos.

1) Sua nota no aplicativo

Assim que o motorista aceita a corrida e vai te buscar em algum local, ele só recebe duas informações a seu respeito: o nome e a sua nota registrada no sistema. Essa nota é a média do que outros motoristas avaliaram sobre você.  

Essa informação é o suficiente para gerar uma primeira impressão e influenciar, inclusive, a decisão do condutor ao final da corrida. Além disso, aspectos como furtar algo do carro, fazer bagunça ou deixar o motorista em espera por muito tempo também podem se somar e gerar uma avaliação baixa.

2)  Uso do cinto de segurança

Por mais que seja uma lei conhecida por todos, passageiros ainda hesitam em colocar o cinto de segurança. Em muitos casos, o motorista precisa solicitar ao cliente, e esta falta de iniciativa pode influenciar na avaliação final.  

O mesmo vale também para quem transita com crianças. Quando se leva um bebê, o certo é que os responsáveis já apareçam com um bebê conforto para fazer o transporte correto e dentro das regras previstas.

3) Conversar com o motorista

Embora muitos clientes odeiem conversar durante o trajeto, o diálogo faz parte da rotina dos motoristas. É por meio da conversa que eles conseguem avaliar as características do passageiro, mas fica um alerta: cuidado ao compartilhar informações. O excesso de dados pessoais pode ser visto como descuido e algo ruim, capaz de gerar uma nota baixa.

4)  Cheiro e higiene corporal

A avaliação dos motoristas está sujeita também a questões de higiene, como o cheiro do passageiro. Essa característica diz muito sobre a pessoa e ela fica bastante evidente nos limites de um carro.  

Da mesma forma que um mau cheiro é facilmente identificado, o excesso de perfume também é. A regra ideal é sempre optar pela moderação e cuidado.

5) Estar embriagado

Motoristas de Uber detestam transportar pessoas que saem de festas. Existe sempre o receio de que elas podem vomitar no carro, por estarem embriagadas, e gerar grandes prejuízos. Muitos, inclusive, chegam a recusar corridas quando percebem alguém bêbado.

Se você estiver em um carro de aplicativo e achar que pode vomitar, avise o quanto antes para que ele pare e você consiga fazer isso sem sujar o automóvel. Caso contrário, além do prejuízo, você receberá uma avaliação baixa no app.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS