Empresas
Uber, 99, Rappi: Nota vermelha no 'teste' de trabalho decente. Saiba mais
Com o avanço da tecnologia, é bem comum que muitos apps sejam criados para trazer cada vez mais praticidade. Porém, há alguns detalhes que surpreendem negativamente os consumidores.
No Brasil, sete aplicativos que estão em operação receberam nota zero no relatório do Fairwork. Essa análise visa avaliar e classificar as condições de trabalho em plataformas digitais.
Esse relatório é conduzido pelo Oxford Internet Institute e pelo WZB Berlin Social Science Center. Em relação às suas classificações, elas são baseadas em cinco princípios essenciais que as plataformas digitais de trabalho devem garantir para serem consideradas com padrões mínimos básicos de trabalho.
De acordo com os organizadores do estudo, a avaliação é realizada anualmente com base nesses pontos importantes, e isso foca em apresentar o atual estado da economia das plataformas, bem como apontar seu potencial para o futuro. Veja quais são as plataformas que zeraram no relatório Fairwork.
Foto: iStock
Estas plataformas zeraram no relatório Fairwork
Segundo o estudo, a pontuação das plataformas vai de zero a dez. São avaliados cinco pontos importantes para a definição das notas, entre elas: condições de trabalho, representação dos trabalhadores, remuneração, gestão de mão de obra e transparência de contratos.
Sete dessas plataformas apresentaram nota zero diante do estudo. Sendo elas: 99, Rappi, Americanas, Lalamove Entrega Flash, GetNinjas, Loggi e Uber. Para se ter uma noção, apenas 3 plataformas fizeram uma pontuação, que também não parece ser tão boa.
Foram elas: Parafuzo, com um ponto; iFood, com dois pontos; e, por fim, AppJusto, com três pontos. Embora as empresas possuam diversos modelos de negócio e atuem em setores distintos, o Fairwork sustenta que, independentemente de suas características, as plataformas devem priorizar a promoção de trabalho digno.
Ou seja, o estudo chegou à conclusão de que pouca coisa mudou no cenário de trabalho com plataformas dentro do Brasil. Infelizmente, ainda há muito o que avançar para dar uma situação digna de trabalho para os colaboradores que apostam nessas empresas para tirar o seu sustento.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho16 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%