Conecte-se conosco

Tecnologia

Uber cria novo sistema de vídeo usando a câmera do celular dos motoristas

As imagens gravadas não ficarão disponíveis para os motoristas nem para os passageiros, só serão liberadas em caso de algum incidente.

Publicado

em

Para melhorar a segurança de seus motoristas e passageiros, a Uber anunciou uma nova ferramenta que ainda está em fase piloto, mas deve ser lançada em breve e melhorar a qualidade das viagens.

No último dia 27, a Uber anunciou que vai transformar a câmera do celular de seus motoristas em câmeras de segurança que vão gravar as viagens e captar qualquer incidente que possa vir a acontecer com o próprio motorista ou com passageiros.

Com essa ferramenta, o motorista consegue transformar a câmera de seu smartphone em câmera de segurança vinculada ao aplicativo da Uber, economizando, assim, de ter que comprar outro aparelho para este trabalho.

Hoje, quem dirige para a Uber já conta com a ferramenta U-Áudio, que grava áudios das viagens enquanto o aplicativo está aberto. Ele começa a gravação assim que a corrida começa, sem necessidade de o motorista iniciá-la, e finaliza com o fim da viagem. A ferramenta de vídeo funcionará da mesma forma.

As imagens gravadas não ficarão disponíveis para os motoristas, muito menos para os passageiros. Elas vão contar com a tecnologia de criptografia e só serão liberadas em caso de algum incidente. Caso contrário, serão excluídas dentro de alguns dias.

“Se o motorista parceiro abrir uma reclamação, ele terá a opção de adicionar o arquivo com o vídeo em questão. Só então a Uber – que tem a chave da criptografia – terá acesso às imagens. No caso de investigações, as autoridades competentes também podem solicitar acesso a essas imagens para a Uber, na forma da lei”, explicou o anúncio.

Quando um passageiro estiver em uma viagem que está sendo gravada, ele receberá uma notificação informando, e também pode solicitar as imagens à justiça, caso aconteça algum incidente.

O recurso ainda está em fase de testes e não possui data de lançamento oficial, porém alguns motoristas de Santos, em São Paulo, e João Pessoa, na Paraíba, receberão o recurso para participar dessa fase.

Os próximos passos serão definidos por meio do feedback desses motoristas, para que, assim, a plataforma possa fazer os ajustes necessários. Motoristas de algumas cidades dos Estados Unidos também participarão dos testes.

Para utilizar o recurso, os motoristas não precisarão pagar nada e será disponibilizado diretamente no aplicativo da Uber. O objetivo desse desenvolvimento é para garantir a segurança de seus colaboradores e clientes.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS