Conecte-se conosco

Economia

Uber e 99 desativam categorias populares após muitas críticas e cancelamentos

Categorias de viagens mais baratas das suas empresas eram alvo de críticas dos motoristas e um dos maiores motivos de cancelamento.

Publicado

em

Uber passa a ter direitos trabalhistas no Reino Unido; será que medida chega ao Brasil?

Motoristas parceiros e clientes de aplicativos de transporte, como Uber e 99, têm enfrentado uma série de dificuldades nos últimos meses. Enquanto o primeiro grupo sofre com a alta nos preços de combustíveis, o segundo tem que lidar com diversos cancelamentos antes de conseguir uma viagem.

Leia mais: BMW lança moto elétrica que não precisa de CNH; Confira o modelo

Para os motoristas, pelo menos, um anúncio recente das empresas pode trazer alguma melhoria. As categorias mais baratas, batizadas de Uber X Promo e 99Poupa, chegaram ao fim.

Ambas eram alvo de muitas críticas por conta dos baixos valores cobrados, especialmente considerando a porcentagem tirada pelas empresas. Embora o preço da corrida sofresse uma redução de até 50%, grande parte das viagens eram canceladas pelos condutores.

Em Recife, os profissionais já receberam o comunicado do término da operação de ambas as categorias, que já não constam mais nos aplicativos. Uber e 99 afirmam que os serviços mais baratos foram criados durante o período de baixa demanda gerado pela pandemia.

Motivos

Segundo as companhias, a solução de criar categorias mais baratas foi temporária e serviu para aumentar o número de corridas durante o lockdown, o que não não faz mais sentido após a retomada das atividades.

“Com o avanço da vacinação da população e retomada das atividades e a época final do ano, a demanda por viagens em sua cidade aumentou. Por isso, informamos que ao UberX Promo está sendo desativado”, disse a Uber em seu comunicado sobre o fim da promoção.

Já a 99 afirmou em nota que a 99Poupa foi desativada em 3 de novembro em todas as cidades do Brasil. Segundo a empresa, o objetivo era “contribuir com mais corridas para os motoristas parceiros” durante o período de isolamento social.

“Como funcionava exclusivamente em horários e locais com baixa demanda, o 99Poupa já não estava disponível aos passageiros na maior parte do tempo, por conta da retomada das atividades econômicas e crescimento na demanda por carros de aplicativo. Diante disso, a 99 decidiu desativá-lo em todo o país”, afirmou.

A novidade foi comemorada pelos motoristas parceiros, mas eles querem mais. Para grande parte do grupo, as tarifas precisam ser reajustadas, já que a gasolina na casa dos R$ 7 e a tarifa base a R$ 5 tornam a operação inviável.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS