Conecte-se conosco

Tecnologia

Uber para adolescentes? App terá conta teen com segurança aprimorada

Novo serviço começou a ser adotado nessa segunda-feira (22). Pais e responsáveis contarão com o auxílio de ferramentas de segurança.

Publicado

em

A Uber pretende expandir no mercado e conquistar um novo público, com o seu novo lançamento. O aplicativo divulgou que terá, a partir de agora, uma conta específica voltada para adolescentes.

O recurso permitirá que os mais novos façam viagens sozinhos, mas com alguns mecanismos diferenciados de segurança, que possibilitarão a supervisão dos pais ou responsáveis.

A conta teen da Uber tem três grandes ferramentas integradas. São elas:

Gravação de áudio ativada de forma padrão

O U-Audio é liberado tanto para motoristas quanto para passageiros, e será fundamental para prevenir qualquer desconforto para os mais novos, durante o trajeto.

RideCheck

Esse recurso permite verificar com os passageiros por que o veículo está parado por muito tempo, quando isso acontecer. Se a pessoa não responder, a Central pode adotar outras medidas e averiguar o motivo.

PIN para certificar embarque

Será preciso digitar um código compartilhado entre motorista e passageiro para iniciar a viagem.

Diferenciação: Que tipo de Uber poderá transportar adolescentes?

Nem todos os motoristas, no entanto, poderão transportar os clientes adolescentes da Uber. A plataforma já divulgou que somente os condutores com um certo tempo de atividade e bem avaliados no app poderão realizar o serviço.

Além disso, aqueles trabalhadores que não estiverem confortáveis com a tarefa poderão recusar as corridas, sem sofrer penalidades por parte da empresa.

Em relação aos veículos, não há nenhuma restrição ou especificação, até o momento. Todos os tipos e modelos de carro deverão ser contemplados.

Uber Eats

As contas para adolescentes não valerão, apenas, para transporte. Elas se estenderão também ao serviço Uber Eats, utilizado para delivery de comida.

Os responsáveis poderão monitorar o que foi pedido e o que foi gasto. Eles terão, ainda, voz ativa no serviço e poderão relatar qualquer problema no lugar do adolescente.

Quando começa?

Em primeiro momento, o recurso estará disponível somente para algumas cidades selecionadas dos Estados Unidos e Canadá.

A novidade começou a funcionar nessa segunda-feira (22). Em relação ao Brasil, ainda não há uma previsão sobre a chegada oficial da ferramenta.

Outra novidade que será aplicada no exterior é o início da oferta de viagens com cadeirinhas para crianças mais novas. Assentos da marca Nuna’s Rava, com capacidade para transportar de recém-nascidos a crianças com 29,5 kg, serão implementados nos veículos.

No Brasil, até então, é obrigação dos pais instalar a cadeirinha nos carros, e os motoristas da Uber podem se recusar a levar crianças. O uso do bebê conforto é obrigatório para menores de 10 anos, no país.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS