Conecte-se conosco

Empresas

Uber pode deixar de operar no Brasil? Descubra o que a empresa disse sobre o assunto

Depois da recente polêmica, a Uber decidiu se posicionar e dizer se planeja ou não permanecer no Brasil. Veja!

Publicado

em

A Uber está entre os aplicativos de transporte mais utilizados no Brasil, sendo talvez o mais popular, já que proporciona a facilidade de transportar passageiros de maneira muito mais prática e rápida, sem basicamente nenhuma exigência. Tamanha é a popularidade que, de acordo com o último balanço da empresa, mais de 30 milhões de brasileiros utilizaram seus serviços em 2022.

Entretanto, conforme já citamos aqui, recentemente houve uma discussão no mínimo polêmica levantada por um dos ministros do governo Lula. A situação noticiada aconteceu com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que falou sobre a permanência da empresa em território brasileiro.

Marinho se disse tranquilo caso a Uber decida deixar de atuar no Brasil, sugerindo até que seria possível colocar os Correios como um substituto, como mencionamos na matéria anterior. Mas as declarações sobre o tema parecem não ter chegado ao fim.

Uber fica ou não no Brasil?

Após um breve período sem tocar no assunto, a Uber se manifestou sobre a continuidade de seus serviços no país, além de outros aspectos que originaram todo o conflito e as falas do ministro do Trabalho.

Os usuários dos serviços de transporte por aplicativo podem ficar tranquilos, já que no comunicado, a companhia garantiu sua permanência por aqui. E não só isso, já que ela também defendeu a criação de um plano de previdência voltada para os motoristas que trabalham na plataforma.

A empresa disse que defende, desde 2021, a regulamentação que inclui os trabalhadores na Previdência Social. Esse modelo prevê que as plataformas de transporte por aplicativo devem facilitar a inscrição e colaborar com parte do pagamento das contribuições previdenciárias.

Tal repasse poderá ser feito utilizando como base um modelo proporcional aos ganhos de cada um dos colaboradores, ou seja, ocorreria de maneira individualizada.

No comunicado, a empresa também afirmou que iniciou suas operações em território brasileiro em 2015, tendo repassado mais de R$ 76 bilhões aos seus motoristas, o que implica um pagamento de quase R$ 5 bilhões de tributos e impostos ao país.

Além disso, a Uber reafirmou a importância e popularidade de seus serviços, que atendem mais de 30 milhões de cidadãos no país, além de mais de um milhão de motoristas parceiros devidamente cadastrados e rodando pela plataforma.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS