Conecte-se conosco

Automobilística

Último pit stop: Os carros que se despedem do mercado este ano

Publicado

em

Por mais que alguns modelos de carro conquistem o mercado e se tornem os queridinhos dos motoristas, sempre chega a hora do “adeus”.

A velocidade da indústria automobilística, assim como as constantes mudanças no cenário econômico e nas predileções dos consumidores, faz com que montadoras decidam por renovar o portfólio com frequência.

Carros que deixarão o mercado em 2023

Todos os anos, alguns carros são escolhidos para deixar o mercado e, em 2023, não será diferente, pelo contrário. As marcas já começaram a divulgar quais chegarão ao “fim da linha”. Confira dois deles abaixo.

Kia Cerato

A Kia “bateu o martelo” e decidiu retirar o Kia Cerato do mercado. O modelo não vem agradando nas vendas e conseguiu números ínfimos até então, em 2023.

De acordo com a Federal Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram vendidas apenas 14 unidades do sedan este ano. Isso representa menos de 1% da categoria, o que é muito pouco para justificar a fabricação de um veículo desse porte.

A última versão vendida no Brasil é a 2021/2022, com motor 2.0 de 167 cv de potência e 20,6 kgfm de torque. A marca optou por reduzir o portfólio no Brasil. Hoje, a Kia conta apenas com SUVs: Stonic MHEV, Niro HEV e Sportage MHEV, além do comercial Bongo.

Jaguar F-Type

Apesar de muito apreciado pelos fãs, o Jaguar F-Type, que é um modelo esportivo de alto padrão e desempenho, também será descontinuado no Brasil, em 2023.

A marca chegou a lançar um modelo de despedida, chamado F-Type 75, que será o último carro com motor a combustão da montadora. A partir de agora, o foco será em veículos elétricos.

A decisão, claro, não deixou de surpreender muita gente, até mesmo por ser um modelo que já acumula 75 anos de história. A mudança do cenário, no entanto, foi o que motivou a Land Rover, empresa britânica que detém a marca Jaguar, a decidir pelo fim da fabricação do veículo.

Pelo o que se sabe, até então, a companhia já planeja outros projetos e modelos de veículos esportivos para compor o portfólio.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS