Conecte-se conosco

Agronegócio

Um pomar particular: saiba quais espécies frutíferas cultivar em vasos

Veja os cuidados necessários para realizar um cultivo de sucesso e aproveite os benefícios de ter frutas em casa sempre à disposição.

Publicado

em

Você sabia que é possível criar um pomar dentro de casa? Esse é o desejo de muitas pessoas que moram nas grandes cidades, em apartamentos e têm pouco contato com as plantas.

Entretanto, apesar do pouco espaço, é possível realizar esse sonho escolhendo as espécies certas e tomando os devidos cuidados. Além de ficar lindo, você terá mais contato com a natureza e ainda contribui positivamente com o ecossistema.

Pensando nisso, hoje vamos mostrar um pouquinho sobre as espécies certas, os cuidados necessários e como realizar o plantio. Veja a seguir.

Espécies indicadas

Dentre as variedades mais tradicionais cultivadas em casa estão:

Essas espécies são adequadas para vasos, pois têm comprimento médio de 1,5 a 2 metros e funcionam bem em sacadas, varandas e terraços. Já espécies mais robustas como abacates e mangas não funcionam bem em ambientes menores. 

Cuidados necessários

Para que sua árvore seja cresça de maneira correta, você precisará de um vaso bem drenado que permita o escoamento do excesso de água. Em relação ao solo de cultivo, ele deve ser rico em matéria orgânica, por isso, é necessário atenção à rega regular e ter luz solar suficiente no local.

Como plantar em vaso

O vaso deve ter no mínimo 50 cm de altura e deve ter um furo no fundo para drenagem. Por isso, antes de colocar a terra e a muda, intercale a manta bidim (conhecida também como manta de drenagem, é utilizada para evitar que a água escorra a terra de vasos e jardins quando essa é molhada) e a argila expandida.

Comece com uma camada da manta para proteger os buracos de qualquer entupimento, depois argila e depois a manta novamente. Em seguida, coloque solo adubado rico em matéria orgânica, coloque a muda no meio e finalize com terra.  

Poda

Sempre que necessário, os galhos devem ser aparados. O ideal é contratar um jardineiro profissional pelo menos na primeira vez da poda.

Rega adequada

O processo deve ser realizado de acordo com a estação do ano, temperatura ambiente e umidade do ar. Em locais ou estações frias, regue duas vezes por semana. Já nos dias mais quentes, três vezes, sem encharcar o solo. É recomendado sempre verificar o estado do solo com os dedos antes de regar.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS