Mundo
Um sabor de preocupação: A surpreendente razão da lotada gastronomia Argentina
Ao que parece, a boa gastronomia está em alta nas terras argentinas, mas as causas parecem não ser nada boas, e as autoridades nacionais e internacionais estão preocupadas.
A grave crise financeira pela qual nossos hermanos vêm passando está apresentando um inusitado efeito colateral: os moradores de Buenos Aires estão lotando restaurantes, visando gastar seus pesos argentinos antes que a desvalorização corroa o valor das moedas.
Portanto, estabelecimentos bastante caros e luxuosos estão entre os prediletos dos portenhos, afinal, as pessoas estão mais do que ansiosas para se livrar de todo o seu dinheiro, temendo que a situação piore ainda mais.
Em termos práticos, isso quer dizer que a classe média está comendo fora mais frequentemente, e os empresários do setor estão podendo reinvestir os valores nos seus próprios negócios, gerando um crescimento na área.
Não são todos que estão lotando os restaurantes, apenas os argentinos mais ricos
O índice da inflação na Argentina está na preocupante marca de 114%, sendo o quarto mais alto do mundo todo. Devido a isso, o preço da moeda oficial do país, o peso, caiu 25% em apenas 3 semanas no mês de abril.
Em contrapartida, é justamente essa desvalorização excessiva que está impulsionando o recente crescimento da área gastronômica, uma vez que cada vez mais gente deseja gastar o dinheiro, antes que ele perca seu valor. Isso está fazendo com que a classe média/alta saia com mais frequência para comer.
De acordo com um antigo dono de restaurantes, Jorge Ferrari, as crises seriam oportunidades perfeitas de crescimento. Tanto que ele reabriu um negócio especializado em culinária alemã de sua propriedade, que havia fechado no período da pandemia.
“Tem gente que compra criptomoedas, tem gente que investe em outros tipos de mercados de capitais. Isso é o que eu sei fazer“, disse o empresário, com claro entusiasmo.
Apesar desse cenário parecer positivo, a realidade por trás das suas causas é difícil de ser encarada. Afinal, enquanto alguns se deliciam com finas iguarias, um número cada vez maior de cidadãos passa fome por causa da amarga crise econômica.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Bancos2 dias atrás
Grande banco fecha 38 agências e impacta clientes e funcionários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas1 dia atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas1 dia atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças1 dia atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
ChatGPT é mina de ouro! Veja 5 profissões que podem lucrar com IA