Agronegócio
Uma planta pet! Conheça a erva-do-gato e saiba como cuidar da espécie
De fácil manutenção, a erva-do-gato pode ser um excelente estimulante para o seu animal de estimação. Veja detalhes.
A erva-do-gato (Nepeta Cataria) é uma planta perene da família das hortelãs, que apresenta em sua composição substâncias como citronelol, geraniol, nepetalactona e glicosídeos. Essas substancias agem no cérebro dos gatos através do odor.
Em virtude disso, elas são capazes de despertar sensações de euforia, relaxamento e até mesmo aliviar as dores do seu gatinho.
Apesar de algumas pessoas pensarem que a planta pode ser nociva ao animal, é muito importante frisar que a erva não provoca vício ou dependência, tratando-se de uma espécie totalmente inofensiva, usada principalmente como estimulante para gatos tristes e apáticos.
O uso também é benéfico para os que são muito ativos e agitados, pois ajuda a diminuir o estresse do animal. Assim, se você tem gatos em casa, vale a pena investir no cultivo dessa planta, que além de útil, apresenta fácil manutenção. Confira!
Reprodução: Freepik
Como plantar a erva-do-gato
A erva-do-gato é fácil de cultivar e precisa de pouca manutenção. O plantio por ser feito através das sementes, que se desenvolvem de forma relativamente rápida, a depender das condições de cultivo.
As sementes da erva-do-gato devem ser colocadas na superfície do solo, cobertas apenas por uma fina camada de terra ou substrato.
Solo e regas
Os melhores resultados são obtidos em solos arenosos e moderadamente férteis. Boa drenagem também é essencial! Tanto em terrenos quanto em vasos, mantenha o solo úmido nos primeiros meses, mas nunca encharcado.
Posteriormente, com a planta bem desenvolvida, a frequência pode ser menor, pois o excesso de água pode prejudicá-la.
Luminosidade
Para ter um bom desenvolvimento é necessário que a erva-do-gato receba pelo menos algumas horas diárias de luz solar direta. Isso deve acontecer quando as mudas já estiverem um pouco maiores.
Utilizando a erva-do-gato
Você pode utilizar a erva de duas maneiras: colocando vasinhos com a planta espalhada pela casa ou misturar algumas folhas da erva na água e com o auxílio de um borrifador. Em ambos os casos, o efeito sobre o animal é o mesmo.

-
Tecnologia2 dias atrás
Usar celular sem capinha é a nova tendência entre usuários
-
Finanças1 dia atrás
O que acontece se você não pagar o condomínio? Veja riscos e consequências
-
Tecnologia2 dias atrás
Ser educado com o ChatGPT custa mais do que você imagina, diz CEO da OpenAI
-
Curiosidades2 dias atrás
Afinal, para quem vai a herança do papa Francisco?
-
Bancos2 dias atrás
60 agências de banco famoso serão fechadas até o fim do ano
-
Criptomoedas1 dia atrás
1ª lei de criptomoedas dos EUA é aprovada; veja detalhes
-
Empresas1 dia atrás
Méliuz pretende investir R$ 150 mi para ampliar exposição em Bitcoin
-
Tecnologia1 dia atrás
Brasileiros treinam inteligência artificial para evitar informações que ofereçam risco