Saúde
Uso do secador de mãos automático apresenta risco à saúde, comprova estudo
Secadores de mãos presentes em estabelecimentos apresentam riscos à saúde. Fique atento aos cuidados com a higiene.
Em algum momento após lavar as mãos, você certamente já fez uso de algum tipo de secador de mãos que existe em banheiros públicos, principalmente em banheiros de shoppings, supermercados, metrôs e aeroportos. Contudo, uma pesquisa revelou que seu uso pode ser prejudicial à saúde. Entenda o motivo.
O estudo realizado na Harvard Health concluiu que, ao utilizar esses secadores, o indivíduo está realizando um retrocesso no seu processo de higienização. Naturalmente pareceria estranho, tendo em vista que o ideal é fazer a secagem após lavar as mãos. Ainda que seja agradável usar os aparelhos, eles estão devolvendo ao corpo uma boa quantidade de germes.
Os cientistas realizaram o experimento em placas de Petri, aquelas plaquinhas de vidro usados em laboratórios. Colocando as placas em contato com o aparelho ligado e desligado, foram observados resultados distintos, levando à conclusão de que existe sim uma diferença entre fazer ou não o uso dos secadores de mãos.
Resultados da pesquisa
No primeiro teste realizado, a máquina estava desligada e o exame concluiu que não havia presença de bactérias. Por outro lado, quando a placa de vidro foi exposta ao ar quente que o aparelho produz, foi possível visualizar a proliferação de até 200 colônias de bactérias.
A intenção de utilizar os secadores para finalizar a higiene é boa, mas, na prática, é melhor deixar molhado ou escolher outra opção. Afinal, ao entrar em contato com o ar do aparelho você estará basicamente devolvendo as bactérias que residem nele para as mãos, deixando-as sujas novamente.
Ou seja: o melhor é secar das mãos da maneira correta com uma tradicional tolha ou lenço de papel. Portanto, escolha bem como secar as mãos na hora de utilizar o banheiro para não acabar comprometer sua higiene.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Tecnologia23 horas atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho20 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?