Conecte-se conosco

Empresas

USP estabelece parceria com instituições para conceder bolsas a alunos em situação de vulnerabilidade. Entenda!

A USP criou uma parceria com algumas instituições com a finalidade de atender demandas de alunos que encontram-se em vulnerabilidade.

Publicado

em

Curso Online

Ao que tudo indica, a partir do ano de 2023, empresas como o Itaú Unibanco, Santander, Dow Química e Deutsche Bank irão conceder patrocínio em formato de bolsas para os discentes cotistas da Universidade de São Paulo, a USP. Conforme divulgado no dia 31 de agosto de 2022, esse programa visa prestar auxílio com o valor de 20 mil reais para os estudantes efetivamente permanecerem na universidade.

Esses alunos, que ingressaram por ações furtivas de cotas raciais e de renda, possuem um baixo índice de permanência na instituição. Esse programa, por sua vez, visa contribuir para a permanência desses sujeitos nesses espaços de promoção da educação e da cidadania.

Além disso, a própria reitoria da USP informou que, além de construir essas parcerias com os bancos, também serão ofertadas oportunidades para que tanto pessoas físicas quanto jurídicas que possuem a vontade de financiar os alunos possam ingressar nesta iniciativa. Por conseguinte, estima-se que as bolsas que serão concedidas a esses estudantes podem atingir valores próximos a 800 reais ao mês.

No que tange o universo da USP, hoje existem aproximadamente 59.267 alunos de graduação, sendo que desse número, cerca de 20.231 ingressaram na universidade utilizando as políticas afirmativas que foram implementadas pelo governo federal no ano de 2012. No entanto, é fundamental deixar claro que o debate sobre inclusão em relação ao acesso das universidades públicas do Brasil está sendo debatido desde os anos 2000.

Essa discussão, por sua vez, é pautada na ideia de que nenhum país do mundo conseguiu desenvolver-se plenamente negando o acesso básico a um direito constitucional, à educação, em especial ao ensino superior. Destarte, vale acrescentar que as políticas de cotas estão baseadas no princípio aristotélico: “tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida das suas desigualdades”.

Por fim, em relação à quantidade de bolsas que serão ofertadas no novo programa da USP, os números são os seguintes:

  • Santander: 200 bolsas;
  • Itaú Unibanco: 52 bolsas;
  • Deutsche Bank: 25 bolsas;
  • Dow Química: 10 bolsas;
  • Fundo patrimonial da USP: 10 bolsas.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS