Agronegócio
Umbu: o fruto tipicamente brasileiro e que tem uma explosão de sabores
Fruta mescla sabores cítrico e adocicado e possui diversos benefícios para a saúde, como vitaminas A, B e C, além de cálcio, fósforo e ferro.
Nativo do semiárido brasileiro, o umbu é um fruto agridoce, que mescla sabores cítrico e adocicado. De origem tupi-guarani ymbu, seu significado é “árvore que dá de beber”.
Esse fruto possui grande resistência ao estresse hídrico, por armazenar até 1,5 litro de água e reservas nutritivas nas raízes modificadas, o que permite que o umbu resista a secas.
Além disso, o umbu possui diversos benefícios para a saúde, pois é rico em vitaminas B1, B2, B3, A e C, além de minerais, como cálcio, fósforo e ferro. O umbu ainda pode ser consumido in natura ou na preparação de doces e salgados.
Por isso, hoje vamos mostrar os principais benefícios, como plantar esse fruto e consumi-lo da melhor forma. Confira!
Benefícios
O umbu é fonte de fibras, dessa forma, o consumo do fruto oferece uma sensação maior de saciedade, controlando o apetite e auxiliando na perda de peso, além de reduzir a quantidade de calorias diárias.
Além disso, as vitaminas A e C presentes nesse fruto, tem como função:
- Estimular o sistema imunológico;
- Prevenir o envelhecimento precoce;
- Combater a ação dos radicais livres;
- Prevenir doenças de córnea e câncer;
- Auxiliar na cicatrização e na formação de colágeno;
- Estimular o bom funcionamento do sistema digestivo.
Plantio
O plantio do umbu deve ser feito após o uso da fruta. Dessa forma, depois de consumir, retire as sementes e guarde-as por um período de seis meses antes do plantio, para que ocorra a germinação da maneira correta. Para apressar o processo, você pode fazer um corte inclinado na parte distal do caroço.
O plantio deve ser realizado no início do período das chuvas e de preferência em solos com boa drenagem e sem encharcamento. Além disso, para que o seu umbuzeiro, se desenvolva bem, é indicado realizar o plantio em solos férteis, com bom teor de cálcio, magnésio e potássio.
Depois de germinadas as sementes e com o local adequado escolhido, faça uma cova e coloque a muda ao centro. Em seguida, feche-a com terra, compactando o solo para firmar a planta no solo. Na ausência de insumos agrícolas, pode ser adicionado ao solo esterco curtido.
Por possuir raízes que reservam água, não é necessária rega frequente. Se a propagação ocorrer por sementes, o início da produção é de 12 anos.
Como consumir
O umbu pode ser consumido tanto in natura, como na preparação de sucos, sorvetes, chás, geleia, cachaça, vinhos, refrigerantes e na famosa umbuzada.
Agora que você conhece os principais benefícios desse fruto e sabe como realizar o seu plantio, que tal colocar esse cultivo em prática?

-
Tecnologia20 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Tecnologia1 dia atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura
-
Automobilística2 dias atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política1 dia atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Mundo1 dia atrás
Colômbia pede adesão ao banco dos Brics e sinaliza afastamento dos EUA
-
Mundo1 dia atrás
Trump propõe uso de carvão para alimentar data centers de IA
-
Tecnologia1 dia atrás
Sam Altman projeta um futuro em que o ChatGPT lembrará “toda a sua vida”