Empresas
V.tal e Meta anunciam cabo submarino em Porto Alegre
Companhia é uma Big Tech.
A V.tal, operadora de rede neutra de infraestrutura digital, e a Meta, controladora do Facebook, anunciaram dia 20 a construção de um novo cabo submarino que conectará Porto Alegre à rede internacional de dados. A nova rota será uma extensão do cabo Malbec, que atualmente liga o Brasil à Argentina, passando por Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires. A conexão com a capital gaúcha está prevista para entrar em operação em 2027.
O novo trecho, denominado branch unit, terá 280 quilômetros de extensão e terá sua estação de ancoragem instalada no município de Balneário Pinhal, a cerca de 105 km de Porto Alegre. A iniciativa inclui ainda investimentos em uma nova rota terrestre entre as duas cidades. Os valores totais investidos no projeto não foram divulgados.
A infraestrutura será conectada ao data center da Tecto, unidade de negócios em data centers da V.tal, também em desenvolvimento na região. A expectativa é que a nova rota não apenas fortaleça o ecossistema digital do Rio Grande do Sul, mas também amplifique a conectividade de todo o Cone Sul, incluindo Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.
“O impacto desse projeto será significativo para a economia digital local, posicionando Porto Alegre como um novo hub de conectividade”, afirmou Felipe Campos, CEO da V.tal. A infraestrutura permitirá a oferta de serviços de transporte de dados com capacidade de até 800 Gbps por circuito e uma taxa total de até 20 Tbps por par de fibra, viabilizando transmissão de dados em alta velocidade e baixa latência.
Construção da nova rota
A Alcatel Submarine Networks será responsável pela construção da nova rota, utilizando as tecnologias mais avançadas de cabos submarinos e equipamentos ópticos.
O Cabo Malbec
Com 2.500 km de extensão, o cabo Malbec já conecta as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires. A nova ramificação para Porto Alegre se junta a uma estrutura maior de conectividade internacional mantida pela V.tal, que inclui outros 26 mil km de cabos submarinos ligando o Brasil à América do Norte, América Central e Caribe — com pontos em Fortaleza, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos e Bermudas. A cidade de Santiago, no Chile, também faz parte da rede, por meio de conexão terrestre com Buenos Aires.

-
Economia5 horas atrás
Nunca herdou herança e é a mulher mais rica do mundo: sabe quem é?
-
Carreira1 dia atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Tecnologia13 horas atrás
Recebeu mensagem da Justiça no WhatsApp? Pode não ser golpe; veja por quê
-
Finanças1 dia atrás
Caixa tem a solução financeira para brasileiros com nome negativado
-
Finanças16 horas atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados
-
Tecnologia1 dia atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Tecnologia2 dias atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança
-
Finanças1 dia atrás
Vale a pena oferecer o carro como garantia em empréstimos?