Mercado de Trabalho
VA e VR não serão mais os mesmos: as novidades que vão afetar seu cotidiano
Você usa os famosos vale-alimentação (VA) e vale-refeição (VR)? Então, fique de olho, porque há mudanças chegando.
Quem é trabalhador CLT, o famoso carteira assinada, sabe da importância dos benefícios, principalmente o vale-alimentação (VA) e o vale-refeição (VR). Entre os cartões mais conhecidos que oferecem os benefícios, nomes como Alelo, Sodexo e Ticket são bem familiares, embora seja importante observar que a aceitação dessas marcas varia entre os estabelecimentos.
Porém, as recentes alterações no Programa de Alimentação ao Trabalhador trouxeram consigo uma mudança significativa para o setor. Essas mudanças abriram caminho para um novo formato de pagamento dos benefícios, o que amplia a aceitação dos cartões VA e VR. O que irá mudar a partir de agora? Você vai descobrir!
Quais são as novas regras para uso do VA e VR?
A nova legislação aponta que os benefícios de alimentação e refeição devem ser dados ao colaborador através de cartões com bandeira, como Elo, Mastercard ou Visa. Além disso, eles devem funcionar tanto na modalidade de crédito quanto de débito. As empresas também têm a opção de estabelecer uma rede credenciada de restaurantes e estabelecimentos que aceitem o cartão.
Para os consumidores, essa mudança traz muitas vantagens significativas. Agora, os cartões são aceitos em um número maior de estabelecimentos, o que era, muitas vezes, um grande empecilho. Além disso, os valores de vale-refeição e vale-alimentação podem ser gerenciados de forma conjunta, sem as limitações anteriores.
A nova legislação permite que as marcas de cartões desses benefícios estejam associadas a bandeiras amplamente reconhecidas no mercado, o que incentiva a competição e oferece mais opções aos trabalhadores. Além disso, essas mudanças tornam o setor mais competitivo e dão mais poder de escolha ao beneficiado.
Porém, lembre-se: apesar das mudanças, o valor dos benefícios continua sendo destinado exclusivamente para alimentação e refeição.
Portanto, agora você terá um pouco mais de liberdade para fazer suas escolhas de onde comprar, uma vez que mais mercados e estabelecimentos aceitarão as bandeiras.

-
Mundo7 horas atrás
Homem faz descoberta inesperada em estacionamento; veja o que era
-
Economia2 dias atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Carreira2 dias atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Agronegócio1 dia atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia1 dia atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Mercado de Trabalho9 horas atrás
Vale-alimentação: trabalhador tem direito ao benefício nas férias?
-
Agronegócio1 dia atrás
Entenda o que é a geada negra e seus impactos na agricultura
-
Empresas21 horas atrás
Após Nestlé adquirir Kopenhagen, quanto custa uma franquia da marca?