Saúde
Vacina desenvolvida contra células cancerígenas tem mostrado resultados
Foi feito um pequeno teste clínico da vacina em pacientes com Câncer de ovário na França e nos EUA onde também tem sido apresentado resultados promissores.
Recebemos a notícia de que uma vacina contra o câncer, onde é feita sob medida e baseada no próprio DNA do paciente, tem mostrado resultados que realmente tem criado esperanças, conforme a equipe de médicos e cientistas do Clatterbridge Cancer Center, no Reino Unido.
Veja também: R$ 100 para quem tomar vacina contra covid? Conheça novo auxílio para incentivar imunização
A fórmula da vacina é baseada em uma tecnologia que foi aperfeiçoada na pandemia da COVID-19, sendo aplicada aos pacientes em complemento ao tratamento convencional para câncer de cabeça e pescoço.
Cerca de oito pacientes receberam a vacina e nenhum deles teve recaídas, mesmo após os vários meses da aplicação terem passado. Contudo, dois dos pacientes em um grupo de controle, também com oito pessoas, que não receberam a dose da vacina, viram seu câncer retornar.
“Estamos muito animados com isso, todos os dados apresentados estão apontando na direção correta”, informou o professor Christian Ottensmeier, consultor médico oncologista e diretor de pesquisa clinica do centro britânico.
Mesmo assim, ele continua com cautela, pois esse pequeno volume de indivíduos não permite conclusões estatísticas mais incisivas.
A vacina recebeu o codinome TG4050, onde o imunizante é feito por uma empresa da França que se chama Transgene, usando tecnologia a qual é semelhante à que foi produzida a vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford, contra a COVID-19.
Tendo sua personalização feita para cada paciente específico, a fórmula tem base no DNA encontrado no tumor, o que acaba se tornando um tipo de vírus modificado e enfraquecido.
Logo após o paciente receber a dose da vacina, o corpo da pessoa acaba sendo instruído a criar uma condição de proteção, desencadeando uma resposta imune (treinando as defesas do organismo). Sendo assim, as células cancerígenas podem acabar sendo destruídas pelo próprio sistema imunológico, onde impede que o câncer se desenvolva.
Cerca de trinta pacientes têm participado do estudo para câncer de cabeça e pescoço, metade deles receberá a vacina assim que terminar o tratamento convencional, a outra metade irá receber somente quando tiverem uma recaída.
Foi feito um pequeno teste clínico da vacina em pacientes com Câncer de ovário na França e nos EUA, onde também tem sido apresentado resultados promissores.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp