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Vai comprar pela Internet? Então, tome muito cuidado

Como nos EUA, gangues digitais aplicam golpes em usuários do varejo brasileiro

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Vai comprar pela Internet? Então, todo cuidado é pouco, na hora de escolher o produto/serviço e, principalmente, a empresa responsável pelas ofertas, nem sempre, confiáveis e seguras. A realidade é que o mundo virtual tem sido invadido por verdadeiras ‘gangues de criminosos digitais’, especializados em encontrar brechas para aplicar golpes em desavisados navegantes da rede, com prioridade para ‘vítimas mais rentáveis’.

Tal cenário sombrio, ainda iniciante no Brasil, já é uma triste realidade nos Estados Unidos, o que fica patente pela pesquisa publicada, em outubro último, pelo Instituto RH-ISAC (Retail & Hospitality Information Sharing and Analysis Center) que ouviu 850 associados, com ênfase em  empresas de varejo norte-americanas que têm sido alvo de ataques e ameaças de invasão por parte de gangues ianques.

Para 42% dos consultados que sofreram vazamento de dados, uma das maiores ameaças está relacionada ao credential harvesting (colheita de credenciais de consumidores), que se tornou um crime frequente, tendo em vista a circulação de milhões de dados pessoais, sob comercialização na chamada ‘dark web’ (sites não estão indexados que só podem ser acessados por navegadores especializados), que serve de ‘ponte’ para invasões de sites, com o objetivo de roubar a identidade de usuários (customer account takeovers).

Ao mesmo tempo, também tem aumentado a ocorrência de fraudes, no varejo, relacionadas a fake cartões de presentes, planos de fidelização e tentativas de devolução de produtos, a título de obtenção de reembolsos.

De forma semelhante, a América Latina tem-se tornado um ‘campo fértil’ para toda sorte de delitos virtuais. De acordo com relatório divulgado pelo Mastercard, no final do ano passado, com base em pesquisa envolvendo mais de 1 mil consumidores latino-americanos, 87% dos consultados admitiram estar conscientes da existência de ataques cibernéticos direcionados às empresas de varejo. Outro dado relevante é que 99% dos brasileiros ouvidos reconheceram importância de manter a privacidade de seus dados, caso contrário, estes podem sofrer ‘grave dano’.

A segurança digital, um dos tópicos centrais do estudo, é motivo de decepção dos consumidores, sob a constatação de a cultura de segurança digital não tem sido enfatizada pelas empresas, recebendo dos consultados, nota 3, numa escala de 0 a 10.

A frustação do consumidor, porém, mais cedo ou mais tarde, também traz consequências sérias para as empresas, como é o caso de uma das maiores varejistas do país, cujas ações perderam 6,61% de valor, após a companhia ser alvo de ataques de ransomware, que tornaram indisponíveis suas operações de e-commerce, por determinado período.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

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