Finanças
Vai investir na Black Friday em 2022? Preste muita atenção a estes pontos
Promoções de final de ano representam oportunidade única para fazer compras e economizar bastante. Alguns cuidados, porém, são necessários
Um dos momentos mais esperados pelos consumidores brasileiros está chegando. No dia 25 de novembro, tem início a Black Friday 2022, quando lojas e e-commerces por todo o Brasil oferecerão produtos com descontos incríveis. Apesar da tentação, faz-se necessário tomar algumas precauções para evitar frustrações posteriores com as aquisições ou mesmo formas de pagamento.
A Fundação Procon SP divulgou algumas dicas relevantes para auxiliar nas tomadas de decisão e evitar golpes, sobretudo na internet. Segundo o órgão de defesa do consumidor, só em 2021 foram mais de 700 reclamações envolvendo compras feitas na Black Friday. Entre os principais motivos alegados, estão o atraso ou não entrega do produto, cancelamento de pedido, mudança de preço e indisponibilidade do produto ou serviço.
Confira as sugestões de como fazer suas compras de maneira segura:
Orçamento suficiente
Pode parecer óbvio, mas, antes de concretizar uma compra, é necessário se certificar de que o valor gasto não fará falta para quitar as contas do mês seguinte. Uma alternativa é produzir uma lista com tudo o que você deseja adquirir durante a Black Friday. Dessa forma, ao listar as prioridades e necessidades, as chances de comprar por impulso diminuem bastante.
Fuja de armadilhas e golpes
Você já deve ter ouvido o ditado segundo o qual “nem tudo que reluz é ouro”. Assim é também na Black Friday. Nem todas as ofertas e promoções correspondem a opções seguras de compra. Verifique a reputação da loja em sites como Reclame Aqui e Procon. Caso a compra seja realizada online, vale a pena conferir o nível de segurança do site: observe se o endereço tem o “https” no início, além do ícone de cadeado ao lado. Promoções e ofertas exageradas também devem ser vistas com desconfiança.
Atenção ao pagamento
Independentemente da escolha, esteja ligado na hora de realizar o pagamento. Com boleto, por exemplo, é importante se atentar a dados como data de vencimento e CNPJ da empresa. O Pix também deve ser tratado com cautela em razão da própria facilidade da transação. Confirme sempre o nome do destinatário antes de validar a transferência.
Arrependimento
Após efetuar a compra, pode ser que você se arrependa ou perceba que tomou a decisão sem pensar com calma. É justamente para essas situações que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê ao consumidor o direito de se arrepender e devolver o produto em até sete dias. Neste prazo, a loja é obrigada a ressarcir integralmente o comprador.
Entrega atrasada
Nas situações de problemas na entrega, seja com atraso ou a sua não realização, o recomendado é tentar negociar com a empresa responsável e entender o que houve. Se ainda assim o caso não for resolvido, o Procon indica que o consumidor pode entrar com uma queixa. A partir deste momento, o órgão de defesa do consumidor notificará a empresa e prosseguirá com os demais trâmites.

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