Imposto de Renda - IRPF
Vai receber o quarto lote da restituição do Imposto de Renda? Veja como consultar
Penúltima rodada de devoluções do imposto está prevista para o dia 31 de agosto. Saiba se você será contemplado.
O penúltimo lote da restituição do Imposto de Renda 2023 será depositado pela Receita Federal no dia 31 de agosto, e milhões de contribuintes que ainda não receberam o dinheiro estão ansiosos para saber se foram incluídos no próximo grupo. Felizmente, existe uma maneira bem fácil de descobrir.
Leia mais: Fim do confisco: saiba como receber o dinheiro confiscado na época do governo Collor
Ainda não há informações de quantas pessoas serão contempladas no novo lote, mas vale lembrar que alguns contribuintes têm prioridade legal. São eles: idosos com mais de 80 anos, pessoas com mais 60 anos, indivíduos com deficiência física ou mental e declarantes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Além disso, aqueles que optaram por utilizar a declaração pré-preenchida ou escolheram o Pix como meio de pagamento da restituição também são considerados prioritários.
Nos dois primeiros lotes, apenas os cidadãos com prioridades receberam os valores. A partir do terceiro, liberado no final de julho, declarantes sem prioridade também foram incluídos.
Consulta à restituição do IR
A consulta da nova rodada de devolução ficará disponível a partir do dia 24 de agosto, uma semana antes dos pagamentos. Para descobrir se você receberá o dinheiro no quarto lote, acesse o site da Receita Federal ou o aplicativo Meu Imposto de Renda (disponível para Android e iOS).
Após inserir os dados solicitados, escolha o ano “2023” no campo “Exercício”, depois clique em “Consultar”. Se você ainda não teve o valor creditado e acredita que caiu na malha fina, a orientação é fazer consulta completa no portal e-CAC.
Caso o pagamento não tenha sido creditado na conta bancária informada na declaração, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil pelo prazo de até um ano. O reagendamento do crédito pode ser feito pelo Portal BB ou telefones da Central de Relacionamento do banco.
A Receita não informa um horário fixo para o crédito da restituição, mas ele costuma ocorrer sempre no período da manhã. Entretanto, o governo federal tem até o final do horário comercial (até 18h) do dia marcado para realizar o depósito, então é importante aguardar.
-
Agronegócio20 horas atrás
Pouco conhecida no Brasil, banana azul conquista paladares pelo mundo
-
Cotidiano24 horas atrás
Adeus, teto de vidro! Pedreiro ensina técnica simples para acabar com infiltração no telhado
-
Empresas2 dias atrás
5 maiores empresas brasileiras – saiba qual lidera com sobra
-
Finanças2 dias atrás
Se não há herdeiros, o que acontece com a herança?
-
Economia8 horas atrás
Inflação: Mercado financeiro eleva previsão de 4,63% para 4,71%
-
Tecnologia1 dia atrás
ChatGPT está prestes a ganhar função que mudar para sempre o uso da IA
-
Empresas22 horas atrás
Nubank estuda transferir sua sede legal para o Reino Unido
-
Automobilística2 dias atrás
Vale a pena ter um Tesla na garagem? Veja custos e alternativas