Tecnologia
Vai trocar de celular? Não pague a mais por essas 6 funções; quase ninguém precisa
Confira as dicas para adquirir um bom aparelho sem cair na armadilha de pagar mais por recursos que, na verdade, você nem vai usar.
Com tantas novidades e “inovações” disponíveis no mercado, escolher um celular novo pode ser um verdadeiro labirinto. Sejamos realistas: a maioria dessas funções “revolucionárias” mal impacta nossa rotina. Então, como garantir um ótimo aparelho sem gastar mais por recursos que, na realidade, você provavelmente não vai utilizar?
5 coisas que seu celular tem, mas você nem precisa
A verdade sobre as câmeras ultra-mega-power
Primeiro, vamos falar sobre as câmeras. Você já viu aqueles celulares com câmeras de 108 MP, prometendo fotos de outro mundo? Pois é, a realidade é que o número de megapixels não é o único que conta.
O que realmente faz a diferença são outros fatores, como a qualidade da lente e o modo como o celular processa essa imagem. Até os celulares mais rebuscados, como o iPhone 15 e o Google Pixel 8, têm “apenas” 48 ou 50 MP e tiram fotos incríveis.
E essa história de vídeo em 8K?
Agora, vídeo em 8K. Parece legal, não é verdade? Mas pense bem: quando foi a última vez que você precisou de um vídeo com uma resolução tão alta que nem as TVs mais modernas conseguem mostrar a diferença direito? Para a maioria de nós, um vídeo em Full HD ou até 4K já é mais do que suficiente para ver todos os detalhes.
Tela: quando mais não é necessariamente melhor
Passando para as telas, alguns celulares vêm com essa característica de Quad HD e taxa de atualização de 144 Hz. Parece impressionante, mas a verdade é que uma boa tela Full HD já oferece uma imagem super nítida. Quanto à taxa de atualização, a não ser que você seja um gamer profissional, a diferença entre 120 Hz e 144 Hz é quase imperceptível, embora a bateria vá sentir bastante.
Memória RAM: quanto é demais?
Sobre memória RAM, temos celulares oferecendo até 12 GB. Parece um exagero? Bem, é mesmo para a maioria dos usuários, 6 GB já é mais do que suficiente para usar vários apps ao mesmo tempo sem problemas. Além disso, para os gamers, 8 GB já dão conta do recado sem travar.
A ilusão do carregamento sem fio
Por último, vamos falar do carregamento sem fio. É conveniente? Talvez. Mas é mais lento e menos eficiente que o bom e velho carregador com fio. Além disso, no fim das contas, você vai acabar pagando mais por uma base de carregamento que não substituirá completamente o seu carregador tradicional.

-
Finanças2 dias atrás
O que acontece se você não pagar o condomínio? Veja riscos e consequências
-
Criptomoedas1 dia atrás
1ª lei de criptomoedas dos EUA é aprovada; veja detalhes
-
Bancos2 dias atrás
60 agências de banco famoso serão fechadas até o fim do ano
-
Tecnologia1 dia atrás
Brasileiros treinam inteligência artificial para evitar informações que ofereçam risco
-
Tecnologia2 dias atrás
Google lança plano de IA por US$ 249 mensais
-
Tecnologia1 dia atrás
Microsoft integra Grok 3 ao Azure
-
Empresas1 dia atrás
Méliuz pretende investir R$ 150 mi para ampliar exposição em Bitcoin
-
Tecnologia14 horas atrás
Alerta: vírus em jogos de celular rouba dados e faz transferências via Pix