Curiosidades
Vai uma gelada aí? Pesquisadores encontram a origem da misteriosa cerveja Lager!
Descubra qual é a origem da cerveja tipo Lager, que por muito tempo foi um mistério para a comunidade cervejeira.
A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais populares e antigas do mundo, mas você conhece os diferentes tipos que existem hoje em dia?
Neste texto, abordaremos as principais famílias e estilos da bebida derivada da cevada, além da recente descoberta da origem da Lager, conforme estudo publicado na revista FEMS Yeast Research.
As cervejas do tipo Lager são as mais comuns e consumidas pelos cervejeiros, representando aproximadamente 90% das vendas globais. No entanto, mesmo com toda essa popularidade, a origem dela foi desconhecida por muito tempo.
A origem da cerveja Lager
Essas cervejas possuem coloração dourada, são pouco amargas no paladar e muito gaseificadas. De acordo com a pesquisa, a bebida foi criada há mais de 400 anos, em Munique, na Alemanha, mais especificamente em uma taverna local.
As Lager atuais são feitas com um fungo chamado Saccharomyces pastorianus, que surgiu em meados do século XVII, por meio da mistura entre as cepas utilizadas na produção da cerveja marrom e as empregadas na produção da Ale, outro tipo popular da bebida.
A mistura permitiu que o produto fosse fermentado de maneira mais intensa, como é característica das Ale, mas, também era mais resistente ao frio, conforme notado nas cervejas marrons. Assim, a combinação se tornou muito popular mesmo naquela época.
A cerveja que hoje conhecemos como Lager passou por uma reformulação no ano de 1883, na Dinamarca, no laboratório de pesquisa de Carlserg, onde foi nomeada S. pastorianus, como uma homenagem ao cientista que inventou o método de pasteurização, Louis Pasteur.
Depois de tal reformulação, a Lager se espalhou e passou a ser comercializada em todo o mundo, o que acabou derrubando as vendas e consumo de outros tipos de cerveja.
Outras famílias e estilos de cerveja
Além da Lager, existem outras duas famílias principais da bebida: a Ale e a Sour. A Ale é uma cerveja de alta fermentação, que atua em temperaturas mais altas. O processo dura em média de uma a duas semanas, e garante um aroma e sabor mais complexo.
Por sua vez, a cerveja tipo Sour é produzida a partir de fermentação controlada ou espontânea de leveduras selvagens do ar, ou adicionadas intencionalmente, que produzem ácidos orgânicos. Assim, esse estilo é conhecido por ter uma acidez única e refrescante.
Por fim, dentro de cada família de cerveja existem variados estilos da bebida, que variam de acordo com a região de origem, o método de produção, a receita, a cor, o teor alcoólico e muito mais. Por esses e outros motivos, o universo cervejeiro é muito rico e interessante, além de estar cada vez mais popular.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp