Conecte-se conosco

Economia

Vale-gás nacional: Cidadãos com este cadastro terão acesso ao benefício

Inclusão de beneficiários na folha de pagamento do programa será feita de forma gradativa a partir de dezembro.

Publicado

em

O governo federal já aprovou os pagamentos do vale-gás nacional, e agora procura meios de financiar o programa. Na última terça-feira, 30, o Congresso Nacional recebeu um Projeto de Lei que pede a liberação de R$ 300 milhões para custear a primeira parcela em dezembro.

Leia mais: Boatos do calendário do Pis/Pasep 2022 já está disponível, confira;

O valor é suficiente para atender cerca de cinco mil famílias em situação de vulnerabilidade. O número é muito menor do que a quantidade de beneficiários do Auxílio Brasil, que atende cerca de 14,5 milhões de pessoas atualmente.

O argumento do Palácio do Planalto é que a inclusão de novos beneficiários será feita de forma gradativa ao longo dos próximos meses. Pelo menos é isso que consta no PL apresentado.

“O benefício alcançará mais de cinco mil famílias de baixa renda e, a partir do próximo exercício, o programa admitirá a entrada gradativa de mais famílias, de modo que, em setembro de 2023, todos os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (PAB) sejam atendidos”, diz a proposta.

Cadastro para receber o vale-gás

O projeto que cria o vale-gás nacional prevê o pagamento de uma ajuda bimestral aos brasileiros que vivem em situação de vulnerabilidade. O objetivo é ajudar na compra no botijão de gás de 13 kg, que só no último ano já subiu cerca de 30%

O benefício será pago somente a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Além de estar cadastrado no sistema, será necessário ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

O valor dos pagamentos será definido com base no preço médio do botijão de gás de 13 kg apurado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). A previsão é que o vale-gás fique em torno de R$ 50 por família.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS