Conecte-se conosco

Commodities

Vale inaugura primeiro centro de moagem de minério na China

De acordo com a mineradora, a nova unidade possui três linhas de produção, com capacidade para produzir anualmente até três milhões de toneladas.

Publicado

em

A mineradora brasileira Vale anunciou nesta terça-feira, 25, a inauguração de um centro de moagem de minério na província chinesa de Zhejiang. A implantação da nova unidade é resultado de uma parceria com o grupo local Ningbo Zhoushan Port Group (NZP) Group.

Este é o primeiro centro de moagem da Vale na China, e está localizado no terminal de transferência de minério de Sulanghu, na cidade de Zhoushan. De acordo com a companhia, a unidade possui três linhas de produção, com capacidade para produzir anualmente até três milhões de toneladas.

A Vale informou ainda que o primeiro produto do centro de moagem será o chamado “GF88”. Trata-se de um fino moído de minério de ferro de alto teor que usará finos de Carajás como matéria-prima. Segundo a mineradora, o produto irá apoiar clientes siderúrgicos no desafio de reduzir emissões de carbono.

Isso porque, devido a suas características, esse tipo de minério é considerado “um produto mineral verdadeiramente verde”, segundo o diretor executivo de Ferrosos da Vale, Marcello Spinelli. O GF88 “Possui alto teor de ferro, baixas impurezas e baixo ´loss on ignition´”, afirmou.

O centro de moagem é resultado de uma parceria entre a Vale a o NZP Group, iniciada em 2016, quando as empresas começaram a cooperar na blendagem de minérios para produção dos chamados Brazilian Blend Fines (BRBF).

Em dezembro de 2019, a Vale e o NPZ Group ainda fecharam um contrato de serviço de moagem para lançamento de novos produtos de minério de ferro moído no país.

Maior fabricante de aço do mundo, a China vem buscando minimizar a poluição de sua indústria pesada. Desta forma, o uso de minério de ferro de alto teor e baixas impurezas por siderúrgicas pode ajudar a reduzir emissões de substâncias como o dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio.

As importações de minério de ferro da China apresentaram um importante aumento nos últimos meses. Com a recuperação da economia após as interrupções causadas pela pandemia do coronavírus, o setor atingiu resultado recorde em julho. Os preços domésticos do minério de ferro saltaram mais de 60% neste ano.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS