Empresas
Vale recebe ‘upgrade’ de agência de classificação de risco
Trata-se da Fitch.
A Fitch Ratings anunciou a revisão da perspectiva da mineradora Vale (VALE3), alterando-a de estável para positiva, após um acordo multibilionário envolvendo a empresa, a BHP e a Samarco, relacionado à reparação e compensação pelo rompimento da barragem em Mariana, Minas Gerais.
Além disso, a agência de classificação de risco manteve a nota “BBB” para os Ratings de Inadimplência do Emissor (IDRs) da Vale.
A mudança na perspectiva reflete a superação de um importante obstáculo nas classificações da Vale. Segundo a Fitch, as incertezas ambientais e os riscos relacionados a litígios foram significativamente reduzidos com o recente acordo com a Samarco, juntamente com a crescente escala e diversificação da Vale para um portfólio de produtos ferrosos de maior valor agregado.
A Fitch projeta que a Vale continuará a manter um perfil de baixa alavancagem e a gerar fluxos de caixa robustos, mesmo diante da pressão de preços mais baixos do minério de ferro e ao buscar um equilíbrio entre oportunidades de crescimento e retornos aos acionistas.
Vale: Fitch
A Fitch Ratings é uma das principais agências de classificação de risco do mundo, responsável por avaliar a capacidade de empresas, governos e instituições financeiras de honrar suas obrigações de dívida. Fundada em 1914, a Fitch fornece análises e ratings que ajudam investidores a tomar decisões informadas sobre o risco de crédito associado a diferentes emissões de títulos e instrumentos financeiros.
A agência atribui notas que vão de “AAA” (excelente capacidade de pagamento) a “D” (inadimplência), com várias categorias intermediárias. Essas classificações são baseadas em uma análise detalhada de fatores financeiros, econômicos e operacionais, bem como de tendências do setor. Além de classificações de crédito, a Fitch também oferece pesquisas e relatórios sobre mercados financeiros, além de fornecer informações sobre a qualidade de crédito de diversos ativos.
A atuação da Fitch é fundamental para o funcionamento dos mercados financeiros, pois suas avaliações influenciam as taxas de juros que os emissores precisam pagar para captar recursos, além de fornecer transparência e confiança para investidores em todo o mundo.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Agronegócio9 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Finanças16 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer