Economia
Vale reporta alta de 14% na produção de minério e atinge 68 milhões de toneladas
O relatório foi divulgado na segunda-feira
A Vale reportou alta de 14,2% na produção de minério e no primeiro trimestre de 2021, e atingiu 68,045 milhões de toneladas. Na comparação com o quarto trimestre, houve queda de 19,5%.
O relatório foi divulgado ao mercado na segunda-feira (19). de acordo com o documento, o crescimento se dá em comparação a igual período do ano anterior.
Já entre entre janeiro e março de 2020, a mineradora havia produzido 59,605 milhões de toneladas. “A alta foi fruto da retomada gradual das operações paradas nos complexos Timbopeba, Fábrica e Vargem Grande ao longo de 2020”, informou.
Também ao melhor desempenho em Serra Norte e ao menor volume de chuvas em janeiro; ao aumento das compras de terceiros; e ao reinício das operações em Serra Leste, que foram parcialmente compensados por manutenções programadas no S11D e por menor desempenho no complexo de Itabira devido à restrição de disposição de rejeitos no local.
Vale
A mineradora destacou ainda que a queda de 19,5% na comparação com o quarto trimestre foi consequência da “sazonalidade habitual”, uma vez que o período chuvoso nas operações do Pará se concentra geralmente no primeiro trimestre.
A companhia também ressaltou que atingiu uma capacidade de produção de 327 milhões de toneladas/ano no primeiro trimestre, devido ao comissionamento das linhas de beneficiamento de Timbopeba (+7 Mtpa), que foi parcialmente compensado por restrições de desempenho em diferentes locais, com Itabira e Mutuca.
Outro ponto elencado foi quanto ao plano de retomada avançou com o start-up da planta de filtragem de rejeitos de Vargem Grande, a primeira de quatro plantas de filtragem em Minas Gerais. A segunda planta, localizada em Itabira, deverá entrar em operação até o final de 2021.
1º tri
Em relação às pelotas, a produção da companhia no primeiro trimestre foi de 6,287 milhões de toneladas, uma queda de 9,2% frente às 6,926 milhões de toneladas dos três primeiros meses de 2020.
A queda na produção de pelotas foi fruto da menor disponibilidade de “pellet feed”, principalmente de Itabira e Brucutu, mas a mineradora ressaltou que espera aumentar gradualmente a produção durante 2021 com a maior disponibilidade de “pellet feed” de Timbopeba e Vargem Grande.
Já a produção de carvão ficou em 1,090 milhão de toneladas no primeiro trimestre, uma queda de 44,5% frente aos 1,963 milhão de toneladas do primeiro trimestre do ano passado.
O negócio do carvão, informou a mineradora, concluiu suas atividades de manutenção em abril “e está progredindo com o comissionamento de equipamentos novos e remodelados”. A companhia afirmou que o “ramp-up” da mina e planta tem conclusão prevista para o segundo trimestre de 2021 e espera-se atingir um “run-rate” de produção de 15 milhões de tonelas/ano no segundo semestre de 2021.
A Vale está listada na bolsa brasileira sob o ticker VALE3.

-
Tecnologia6 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo14 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira