Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Vale (VALE3) anuncia oferta de bonds no valor de US$ 1,5 bilhão

Montante ofertado terá cupom de 6,125%, pago a cada semestre, ao preço de 99,11% do valor principal

Publicado

em

Com vencimento em 12 de junho de 2023, a Companhia Vale do Rio Doce (VALE3) precificou a oferta de bonds de sua subsidiária integral, Vale Overseas Limited, no montante de US$ 1,5 bilhão, com cupom de 6,125%, pago semestralmente, ao preço de 99,11% do valor principal, e spread de 245 pontos-base sobre os títulos do Tesouro dos EUA (Treasuries), resultando em rendimento de 6,245% (yield to maturity), garantido pela mineradora.

Em nota, a companhia esclarece que “pretende usar uma parte dos recursos líquidos da oferta dos Bonds para financiar o preço de compra de certos bonds emitidos anteriormente pela Vale e pela Vale Overseas (recompra de títulos de dívida), que são ofertados e aceitos para compra de acordo com as ofertas de aquisição de bonds anunciadas pela Vale e pela Vale Overseas nesta data, e também para fins corporativos gerais”.

Para melhor entendimento, explica-se que ‘bonds’ se referem a obrigações futuras da Vale Overseas, sem garantia real (unsecured), mas incondicionalmente garantidos pela Vale.  Tal garantia, por sua vez, terá o mesmo grau de prioridade de pagamento de todas as outras obrigações sem garantia real (unsecured) e não-subordinadas da Vale.

A operação terá como coordenadores globais e subscritores para os bonds (joint bookrunners) o BMO Capital Markets Corp., Citigroup Global Markets Inc., J.P. Morgan Securities LLC e Scotia Capital (USA) Inc., enquanto o Credit Agricole Securities (USA) Inc., MUFG Securities Americas Inc. e SMBC Nikko Securities America, Inc. atuarão como subscritores (joint bookrunners).

Ao mesmo tempo, a Vale e a Vale Overseas anunciaram o arquivamento da declaração de registro (registration statement), incluindo o prospecto, na U.S. Securities and Exchange Commission (SEC) – Comissão de Valores Mobiliários ianque) sobre a emissão dos bonds.

Além da oferta para aquisição de bonds mencionada, a companhia pretende realizar outras ofertas, com vencimentos em 2026, 2034, 2036, 2039 e 2042.

No que se refere à atuação da mineradora no mercado de capitais, o analista técnico da XP Investimentos, Gilberto Coelho observa que as ações da Vale têm dado ‘um sinal claro de recuperação’, a reboque da tendência recente de revalorização do preço do minério de ferro, no mercado internacional.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade

MAIS ACESSADAS