Conecte-se conosco

Automobilística

Valorização de carros usados parou? Modelos registram queda nos preços

Com a retomada das fábricas de carros novos, o preço dos usados demonstrou queda pela primeira vez em 2021. Confira os detalhes sobre o assunto.

Publicado

em

Estes são os carros mais espaçosos e com o MENOR preço no mercado

Com o rápido aumento nos preços dos automóveis, muitos consumidores decidiram investir no setor. Houve pessoas que compraram carros com a expectativa de lucrar na revenda. Contudo, ao que tudo indica, o preço dos veículos parou de aumentar e alguns começaram a cair.

Leia mais: Fiat Fiorino vai chegar no mês que vem com novidades no motor

Preço de carros em queda

Segundo o InstaCarro, o preço médio dos automóveis recuou cerca de 3% em outubro. A comparação se deu ao mês de setembro. Foi a primeira baixa registrada em 2021. Além disso, o número de vendas também caiu cerca de 8,5%. Foi o que registrou a Federação Nacional das Associações de Revendedores dos Veículos Automotores (Fenauto).

Motivos

O primeiro motivo que afetou o número da compra foi a chegada do final do ano. Isso ocorre devido aos encargos tributários previstos para 2022. Se um veículo não vende, então o lojista tem que arcar com o IPVA. Com a valorização da tabela Fipe, o imposto também cresceu consideravelmente. Assim, os lojistas pisaram no freio.

Depois, finalmente o mercado de carros novos começa a se recuperar da crise. O caminho é longo, mas as produções voltaram a ocorrer e até 2022 o cenário deve ficar estabilizado. Esse fator com certeza vai afetar os preços dos veículos e são esperadas quedas ao longo do tempo.

Porém, isso não quer dizer que o preço caiu bruscamente em outubro. Ainda existem diversos modelos que estão sendo negociados com valores acima da tabela. Contudo, esta não é mais a tendência par aos próximos anos.

Vale a pena investir?

Se até o início do segundo semestre estava fácil lucrar com usados, a situação mudou. A dica de especialistas é efetuar as vendas o quanto antes para não perder dinheiro. Além disso, o poder aquisitivo do brasileiro tem caído sistematicamente. Assim, enquanto não houver melhoras na economia, ficará mais difícil o comércio de produtos.

É preciso lembrar que o valor de veículos 0 km continua alto, mas também pode ser reajustado. Ainda é cedo para mensurar o futuro do setor, porém as previsões já começaram a surgir.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS