Finanças
‘Vamos rachar?’ Aprenda a evitar constrangimento na hora de pagar a conta em grupo
É muito comum quando saímos em grupo que alguém sugira dividir a conta, mas isso pode te prejudicar. Saiba como evitar a situação.
Se você sai com os amigos para jantar ou beber, sabe que essa é uma excelente maneira de relaxar e compartilhar o que está acontecendo na vida. No entanto, quando a conta chega, uma situação bem desagradável – e potencialmente prejudicial – pode acontecer.
Isso porque muitas vezes alguém acha justo dividir a conta igualmente entre todas as pessoas na mesa. Quando é um encontro em dois, pode até ser ok, mas quando o grupo é maior, cada um consumiu algo diferente, e a divisão entre todos não representa os gastos de cada um.
Tendo isso em mente, a Fogo de Chão solicitou uma pesquisa à OnePoll, nos Estados Unidos. Os resultados confirmaram que uma a cada três pessoas é contra dividir a conta dessa maneira. Se você é uma dessas pessoas, mas não sabe como agir, iremos te ensinar o que fazer.
Como evitar dividir a conta e ser prejudicado
Abra contas diferentes
Se o restaurante não se importar, cada membro do grupo pode fazer os pedidos em uma conta individual, de modo que cada um vai pagar exatamente pelo que consumiu e ninguém sai prejudicado.
No entanto, este método exige bom senso. Por exemplo, se você chegar com um grupo de mais de 10 pessoas, vai dar muito mais trabalho ao estabelecimento ter contas individuais, então continue lendo e descubra outras soluções.
Combine antes
Seja em um encontro íntimo, entre duas pessoas, ou em um evento com mais gente, comunicação é sempre a chave. Se você não quer dividir a conta entre todos, deixe isso bem claro antes mesmo de pedirem qualquer coisa.
Não tenha medo de dizer não
Se quando a conta chega alguém falar sobre dividir, você pode simplesmente se negar e indicar exatamente o que consumiu. Lembre-se de que ninguém é obrigado a pagar pelos gastos alheios, nem mesmo em uma situação dessas, que pode até ser constrangedora, mas não será prejudicial.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho22 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários