Conecte-se conosco

MEI

Vantagens do PIX para MEIs e pequenas empresas

Novo meio de pagamentos instantâneos do BC permite transferências 24 horas e mais benefícios para pessoas jurídicas.

Publicado

em

PIX

O PIX é o novo meio de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil (BC), com previsão de lançamento em 16 de novembro. Para pessoas físicas, o recurso traz como novidade a possibilidade de transferências nas 24 horas do dia e em qualquer data da semana, até mesmo finais de semana e feriados. 

Além desse grupo, os empreendedores também celebram o anúncio da ferramenta, pois poderão receber pagamento de modo instantâneo e com um sistema barato ou gratuito. Inclusive, a área financeira pode até ter mais atualizações, quando as taxas de maquininhas de cartão passarem a ser mais competitivas.

Nesse tipo de pagamento, não é necessário compartilhar dados bancários, como número de conta e agência. Com isso, o usuário só necessita vincular uma chave à conta, que pode ser o CPF/CNPJ, e-mail ou número de telefone. Disponibilizando o acesso para outra pessoa, ela já é capaz de fazer as transferências. É importante lembrar que essas transações para pessoas físicas serão gratuitas. 

O PIX permitirá que empreendedores e empresas recebam pagamentos. Assim, por exemplo, uma pequena empresa ou até mesmo um microempreendedor individual (MEI) pode conceder a chave ou apresentar o QR Code ao cliente para que ele efetive a operação. Os empreendimentos também poderão realizar saques para os consumidores. 

De modo geral, o custo de sua operação será reduzido. As instituições financeiras pagarão apenas R$ 0,01 a cada dez transações. O TED possui o valor de R$ 0,07 para cada transação, o que já representa um ganho com o novo recurso.

Continue lendo
Publicidade
Comentários