Economia
Varejo paulista fecha semestre com aumento de 22% nas vendas
Balanço com CDLs do Estado
O varejo paulista apresentou um aumento de 22% nas vendas no primeiro semestre deste ano, de acordo com a FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo).
De acordo com a instituição, o balanço realizado pela entidade, com a participação das principais CDLs do Estado de São Paulo, aponta que o setor varejista mostra sinais de recuperação e segue otimista para o segundo semestre.
Também informou que, segundo os lojistas, no mesmo período no ano passado os principais desafios dos varejistas foram causados pelas fases mais restritivas do Plano São Paulo – redução no horário de funcionamento e capacidade do local, que impactaram diretamente o volume de vendas que, consequentemente, apresentaram um baixo índice. Já neste ano, a maior flexibilização do estado nas medidas possibilitou um cenário mais confiante.
Varejo Paulista
Entretanto, mesmo com boas perspectivas, a entidade alerta que o setor ainda enfrenta dificuldades para se recuperar e tentar equilibrar o volume de vendas em comparação ao ano de 2019. A insegurança do consumidor na hora de comprar, aumento da inflação e incerteza no cenário da pandemia foram os principais entraves para o varejo.
Conforme a federação, o segmento que ainda enfrenta mais dificuldades na recuperação são os bares e restaurantes – duramente afetados pelas medidas do Plano SP. Em paralelo, o setor que mais mostrou avanços é o de vestuário e calçados.
Presidente da FCDLESP, Mauricio Stainoff disse que o atual momento que o varejo vive foi refletido no percentual de vendas do Dia dos Pais. “Com menos restrições, o comércio gerou mais possibilidades de venda, e a data, considerada uma das mais importantes do segundo semestre, demonstrou bons resultados, o que gera um sentimento otimista nos lojistas.”
Segundo Semestre
Ainda de acordo com a federação, para um segundo semestre positivo, as CDLs da região metropolitana da cidade, interior e litoral relatam que manter os estabelecimentos abertos é essencial para que as datas comemorativas voltem a apresentar um bom desempenho de vendas e possam ajudar o varejo na possível retomada da economia.
“O varejo tem apresentado bons índices, o que ajuda na recuperação. Com maior flexibilização e avanço na vacinação, esperamos que até o final do ano, as vendas se equilibrem com 2019. Neste momento de retomada, os estabelecimentos devem continuar seguindo os protocolos de segurança e garantindo a confiança do consumidor, para que a retomada aconteça, na prática, de maneira efetiva”, frisou Stainoff.

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