Conecte-se conosco

Bancos

Veja se seus dados foram expostos; BC anuncia vazamento de 2,1 mil chaves PIX

Aprenda as melhores formas de se proteger após o vazamento de chaves PIX e outros dados cadastrais.

Publicado

em

Desde o surgimento do PIX, o sistema tem enfrentado alguns problemas como extorsão, roubos, golpes, erros, e vazamento de dados. Dessa forma, a instituição da Logbank se relacionou com um importante vazamento de dados de chaves PIX recentemente, deixando expostos dados pessoais de cadastro dos usuários.

Leia também: Possui algum benefício do INSS em atraso? Cerca de R$960 milhões serão pagos em 2022

Magnitude do vazamento

O Banco Central (BC) está adotando um sistema de transparência com casos de vazamento de dados de clientes em instituições financeiras. Por esse motivo, comunicou no dia 03 de fevereiro, o vazamento de informações chamadas de “natureza cadastral” de 2112 chaves PIX.

Assim, as informações vazadas foram referentes ao nome de usuário, número da conta, CPF e instituição de relacionamento da Logbank Soluções em Pagamentos S/A. O BC afirma que todas as pessoas que tiveram seus dados expostos serão informadas.

Outros vazamentos

Desde a criação do PIX, essa foi a terceira vez que ocorreu um vazamento. O primeiro deles ocorreu em 24 de agosto de 2021, onde o Banco do Estado de Sergipe S.A (Banese) se envolveu no vazamento de informações de 414 mil chaves PIX.

Com isso, as informações vazadas foram semelhantes à da Logbank, entretanto na Banese ocorreu também o vazamento de algumas informações de segurança que estavam vinculadas a chaves PIX.

Ademais, em dezembro de 2021, ocorreu o vazamento de 160,147 mil dados de chaves PIX da Acesso Soluções de Pagamento S.A, semelhante ao que ocorreu no caso da Logbank.

Como se proteger

Todas as instituições que participam do PIX são reguladas pelo Banco Central. Dessa maneira, o BC nem as instituições entrarão em contato por meio de aplicativos de mensagens, SMS, e-mail ou ligações.

Além do mais, é sempre bom se proteger com algumas medidas simples como: não clicar em links suspeitos, sempre procurar canais oficiais de comunicação com os bancos e quando possível cadastrar apenas chaves aleatórias.

Quais riscos isso representa para o usuário?

Por fim, os dados de PIX vazados são apenas de identificação, por esse motivo não é possível que outras pessoas tenham acesso ao banco. O verdadeiro risco é que os golpistas podem utilizar os dados para tentar persuadir a vítima e conseguir dados de acesso e senhas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS