Conecte-se conosco

Artigos

Brasil é considerado país com maior vazamento de dados em 2021

vazamento de dados

A cibersegurança, apesar de ser um assunto cada vez mais comentado com o avanço da tecnologia, ainda é um grande problema. Diante disso, é preciso conhecer o contexto em que os ciberataques estão inseridos, bem como a importância de uma proteção avançada.

Veja também: Descumprimento da Lei de Proteção de Dados pode gerar multas para empresas

Vazamento de dados no Brasil em 2021

De acordo com o Relatório de Atividade Criminosa Online no Brasil da Axur, empresa de segurança, o Brasil foi o país com maior número de vazamento de dados durante o ano de 2021. Nesse sentido, mais de 2,8 bilhões de dados foram expostos, sendo 43,3 milhões do âmbito corporativo e 227 mil do governo. Além disso, o mês de junho se destacou por ser o período com maior número de dados expostos (41,2% do total).

De acordo com o estudo, o vazamento de informações foi distribuído da seguinte forma:

  • 935 milhões credenciais;
  • 1,13 bilhões de endereços de e-mail;
  • 699 milhões CPFs;
  • 40 milhões CNPJs;
  • 343 mil passaportes;
  • 7 mil documentos.

Entenda as ameaças

O estudo constatou diferenças entre vazamentos nacionais e internacionais. Desse modo, empresas brasileiras devem sempre incluir estratégias locais de proteção da informação. Apesar de ser um assunto constantemente falado nos dias atuais, a cibersegurança ainda é uma questão muito grave. Isso se dá muitas vezes pelo descuido de muitas pessoas que continuam utilizando-se de poucas medidas protetivas como por exemplo, o uso de senhas fáceis de serem decodificadas.

Contudo, um ponto positivo apontado pelo estudo é que os casos de phishing foram reduzidos em 2021. Essa redução pode ser atribuída a detecção de ameaças digitais, visto que o estudo realizado mostra que quando as ameaças são constantemente identificadas o criminoso tende a abandonar aquele alvo.

Além disso, uma tática muito utilizada em 2021 foram os perfis falsos nas redes sociais e o uso impróprio de marcas e aplicativos para roubar dados. Contudo, com o uso de medidas reforçadas para acabar com as ameaças, foi perceptível uma redução também no uso das marcas em relação ao ano de 2020. Sendo assim, ante ao que foi exposto, constata-se a necessidade de que seja reforçada a importância da proteção de dados no Brasil.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS