Curiosidades
Vegetais: Por Que São a Fonte Mais Saudável de Vitaminas?
Médicos afirmam que um cardápio balanceado é a chave para a boa saúde
Desde pequenos, ouvimos de nossos pais sobre a importância para a saúde de ingerir vegetais, apesar do gosto não ser dos melhores para um paladar infantil. Mas, afinal, será que isso é mesmo verdade ou se trata de um mito que se popularizou entre os brasileiros?
Os especialistas no assunto afirmam que sim, esses alimentos são extremamente benéficos para o organismo humano e oferecem uma ampla gama de vitaminas, minerais e demais nutrientes essenciais para a manutenção de nossas funções mais básicas.
Quais são os nutrientes mais importantes para nós?
As vitaminas são substâncias derivadas de insumos alimentares como carnes, legumes, verduras e frutas. Até mesmo o nosso corpo é capaz de produzi-las em certa medida. Tais derivados são compostos, em geral, por átomos de hidrogênio e carbono, enquanto os minerais são elementos inorgânicos abundantes no solo e na água.
O corpo humano precisa, seguidamente, de uma quantidade balanceada dos elementos citados acima para continuar funcionando perfeitamente. Entretanto, pessoas que sofrem de algumas doenças específicas podem ser exceções à regra, necessitando assim de uma dieta diferenciada.
Dentre os complexos vitamínicos mais essenciais, podemos citar o grupo A, B, além das vitaminas C, D, E e K. No que diz respeito aos minerais, todos nós precisamos de uma quantidade de iodo, ferro, cobre, cálcio, zinco e potássio circulando em nossas veias.
Logo, para conseguir obter tudo isso nas quantidades satisfatórias, o ideal é variar o cardápio e adicionar um pouco de vegetais em todas as refeições. Porém, existem aqueles que são mais potentes quanto ao percentual nutricional, como, por exemplo, o brócolis, as cenouras, os pimentões, as folhas verdes, etc.
Por fim, outras opções que também trazem grandes vantagens para a saúde incluem batatas, cogumelos e frutas como abacate, manga, morango, banana, frutas cítricas em geral e a melancia. Lembrando que não é preciso comer tudo isso diariamente, o ideal é que haja um revezamento na ingestão de tais itens, segundo afirmam os nutricionistas.

-
Cotidiano21 horas atrás
4 alimentos que você JAMAIS deve requentar se quiser evitar doenças
-
Cotidiano2 dias atrás
Você tem fritado bife errado este tempo todo? aprenda o método secreto dos restaurantes
-
Agronegócio23 horas atrás
Surpreenda-se com guabiroba: aprenda a plantar essa bomba de vitamina C
-
Economia18 horas atrás
Jardineiro pode receber R$ 56 bilhões de herdeiro da marca Hermès. Quem é o sortudo?
-
Saúde1 dia atrás
Frutas com Mais Água: Hidrate-se Naturalmente
-
Agronegócio11 horas atrás
A flor que quase ninguém viu: middlemist vermelha, a mais rara!
-
Economia2 dias atrás
Atenção Trabalhadores: Aqui Está Quando Seu Salário Mínimo Aumentará
-
Economia2 dias atrás
Abono PIS/Pasep 2022: pagamento será feito em dezembro com aumento no valor?